Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds. Quem consome bebidas alcoólicas acha as pessoas do sexo oposto e até do mesmo sexo mais atraentes
Os cientistas comprovaram pela primeira vez que as pessoas depois de beberem alguns «copos» começam realmente a achar os outros mais atraentes, segundo um estudo da Universidade de Bristol, em Inglaterra, noticia a Lusa.
Quem bebe acha não só as pessoas do sexo oposto mais bonitas, como também as do mesmo género, garante a investigação que envolveu 84 estudantes universitários heterossexuais.
A estes estudantes foram dadas bebidas com sabor a limão, que podiam conter uma dose de vodka equivalente em álcool a um copo grande de vinho. 15 minutos depois, foram mostradas fotos de outros 40 estudantes dos dois sexos.
Tanto os homens como as mulheres, que tinham ingerido álcool, acharam os seus colegas mais atraentes. «A escala de atracção subiu aproximadamente 10 por cento», referiu um dos seis investigadores envolvidos, o psicólogo Marcus Munafo.
Aos voluntários também foi pedido para classificarem a sua disposição e não havia diferenças entre os que ingeriram álcool e os que não o fizeram, pelo que a avaliação dos outros parece não estar relacionada com o humor, adiantou ainda.
Outra observação que surpreendeu foi o efeito ser provocado por uma dose mais baixa do que o esperado, o que também pode acontecer em outras situações resultantes do consumo de álcool: sexo desprotegido e violência.
Os investigadores querem agora perceber se o efeito do álcool é apenas aplicável a caras ou ao que rodeia as pessoas, como paisagens ou até animais, que também ficam mais agradáveis aos olhos.
Também se pretende variar os níveis de álcool dados aos voluntários, mas constrangimentos práticos e éticos terão que ser ponderados, avisou Munafo.
Fonte da notícia: IOL DiárioEtiquetas: álcool, atraente, bebidas, estudo, sexo