Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandoni, disse ontem que a morte de Zélia Gattai, aos 91 anos, representou a perda de "um exemplo de escritora".
"A ABL perde com Zélia uma notável e querida colega; o Brasil, um exemplo de escritora, de militante e de mulher", salientou o presidente, num comunicado distribuído à imprensa.
"Militante exemplar de causas sociais, Zélia foi também figura de mulher que, a par da actividade intelectual, organizou uma vida em família de rara harmonia. A Academia chora a perda de uma notável e querida colega", sublinhou.
Viúva do escritor Jorge Amado (1912-2001), Zélia Gattai estava internada há 31 dias, num hospital em São Salvador, capital do Estado da Baía, no Nordeste brasileiro, onde morreu vítima de complicações de uma cirurgia no intestino.
O corpo será cremado hoje, numa cerimónia simples, às 16h30 horas (20h30 horas em Lisboa), e as cinzas serão depositadas num jardim, onde já estão as de Jorge Amado, segundo divulgaram familiares da escritora.
"Zélia e Jorge promoveram a união do Brasil através de sua literatura e das suas vidas. Na paixão dos dois, os brasileiros de todos os quadrantes se reconheciam e se queriam bem", afirmou Sandroni.
O governo da Baía e o prefeito de São Salvador decretaram luto oficial de três dias pela morte da escritora, eleita "imortal" da ABL em Maio de 2002 para ocupar a cadeira de Jorge Amado, que já tinha sido de Machado de Assis (1839-1908).
Num comunicado divulgado à imprensa, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ter recebido com "pesar" a morte de Zélia Gattai.
O Presidente sublinhou que a escritora representou um "símbolo da força, da doçura e da perseverança da mulher brasileira".
Fonte da notícia: Público.ptNota Pessoal:
Morre a escritora mas a sua escrita ficará imortalizada para sempre nos livros, nas bibliotecas e nos corações de todos os seus leitores por esse mundo fora.
Etiquetas: autora, brasileira, escrita, escritora, livros, Zélia Gattai