Obama a um passo da Casa Branca cartoon

O candidato democrata à presidência norte-americana, Barack Obama, conseguiu esta madrugada uma importante vitória no seu trajecto rumo à Casa Branca. Nas primárias de Oregon e Kentucky, o senador do Illinois já conseguiu somar uma maioria absoluta de 1.627 delegados eleitos por votação popular, colocando-o em vantagem frente a Hillary Clinton e a um curto passo da candidatura presidencial.
Tal como aconteceu há duas semanas, os candidatos à eleição democrata dividiram as vitórias nos dois estados: a ex-primeira-dama Hillary Clinton impôs-se por 35 pontos no Kentucky, conseguindo 65 por cento dos votos, contra os 30 por cento obtidos por Obama.
No Kentucky, tal como tinha acontecido em West Virginia - um estado pobre onde predominam os votos rurais e "brancos" - Clinton levou a melhor. Em contrapartida, Obama venceu no Oregon por uma margem de 16 pontos. Este estado, no Oeste do país, é mais progressista e próspero, um terreno fértil para as mensagens do candidato Obama.Apesar dos 1.627 delegados eleitos directamente através de votação popular - do total de 3.253 que se obtêm deste ciclo de primárias - conquistados por Obama, Hillary nega-lhe a vantagem e insiste que a sua candidatura "está a ganhar o voto popular".
Apresentando-se diante dos seus apoiantes após a vitória no Kentucky, a senadora assegurou que não vai abandonar a batalha. "Estou mais decidida que nunca a continuar até que toda a gente vote e todos os votos sejam contados", anunciou a ex-primeira-dama.
Por seu lado, Obama disse diante de uma multidão reunida em Des Moines, a capital do Iowa, estado ao qual quis regressar porque foi aí que ganhou a sua primeira grande batalha eleitoral contra Clinton: "Esta noite, com a ajuda de todos, conseguimos a maioria dos delegados eleitos, o que nos coloca a um passo da candidatura presidencial".
O senador teve ainda uma palavra de elogio para com a sua adversária, enaltecendo a sua "coragem, dedicação e perseverança".
A verdade é que o facto de Obama ter ganho a maioria dos delegados eleitos de forma directa não lhe garante a nomeação, uma vez que necessita do apoio de algumas dezenas de superdelegados. Porém, os delegados não têm por tradição desrespeitar a vontade popular, e Obama poderá mesmo sair vencedor desta contenda democrática com Hillary.
Neste momento, Obama tem um total de 1.950 delegados, entre superdelegados e aqueles que foram eleitos nas urnas, pelo que lhe faltam apenas 76 para matematicamente alcançar a nomeação (com 2.026). Nas três últimas primárias - Porto Rico (1 de Junho), Montana e Dakota do Sul (3 de Junho) - vão disputar-se os últimos 86 delegados democratas.
Fonte da notícia: Público.pt
Etiquetas: EUA, Obama, presidenciais
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial