} Galeriacores Cartoon Notícias: Coleccionismo: Paixão ou vício?

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 17 de maio de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Coleccionismo: Paixão ou vício?

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

«Sou bastante racional nas minhas compras, no entanto, adquirir 200 euros de banda desenhada pode ser considerada uma loucura para muita gente». A afirmação é de Sérgio Sousa, coleccionador de livros de BD há mais de 30 anos. A timidez em miúdo fê-lo refugiar numa paixão, em especial pela personagem Tex, que diz ser para a vida. Actualmente possui cerca de três mil livros, que guarda com todos os cuidados em dois roupeiros, que adquiriu propositadamente para a colecção.

Sérgio é apenas um entre milhares de portugueses que, pelas mais diversas motivações, se dedica ao coleccionismo. Todos os motivos são válidos para se iniciar uma colecção. «Esta paixão por objectos que contenham as iniciais JB, nasce precisamente pelo facto de coincidirem com as letras que iniciam o meu nome, e também porque familiares e amigos assim me chamam», refere Joaquim Barbosa, responsável por uma colecção que integra todo o tipo de objectos relacionados com a JB.

Em apenas oito anos de coleccionador, já atingiu o número de 775 objectos, que fez questão de catalogar, numerar e expor num espaço reservado. Revela já ter sido um coleccionador «insaciável», mas hoje em dia refere que «partilha paixões».

Quando questionado sobre o objecto que mais valoriza de todos os que possui, a resposta é politicamente correcta. «Na minha opinião, um coleccionador, raramente consegue distinguir este ou aquele objecto no seio de tantos», sublinha Joaquim Barbosa. No entanto, destaca uma mesa de bilhar da JB com um objecto «especial», devido ao preço que custou o seu transporte.
Joaquim Barbosa, ou JB, como é conhecido possui uma ambição que é comum à maioria dos coleccionadores: «quero poder partilhar este espólio, dando a conhecê-lo à sociedade em geral».

Moedas, selos e pacotes de açúcar

Em Portugal já existem várias empresas e lojas que vendem material para coleccionadores.

Moedas, selos e pacotes de açúcar estão no topo das preferências do coleccionismo em Portugal.


Bruno Santos colecciona moedas desde os 12 anos. «Gosto de moedas. E as moedas contam histórias, especialmente as comemorativas», justifica. Em vinte anos juntou mais de 1300 moedas, que guarda em caixas próprias de coleccionador. A mais antiga que possui é de 1778. Ao contrário de outros coleccionadores, refere que «não procura as moedas», nem frequenta feiras de objectos antigos. Mas lá reconhece uma loucura, quando adquiriu uma pequena moeda de ouro por 50 euros.

A paixão clubística também assume relevância no coleccionismo. Pedro Freire é coleccionador há apenas um ano e meio. A paixão surgiu após ter ensinado a filha sobre como criar um blogue. O tema escolhido foi os cachecóis e desde esse momento nunca mais parou. Actualmente tem mais de 400 modelos. «Tenho duas doenças, sou asmático e do Benfica. Interesso-me pelos cachecóis mas a paixão é pelo Benfica», sublinha Pedro Freire.

A colaboração da esposa assume um papel preponderante. «Quando recebo cachecóis em mau estado peço ajuda à minha mulher, que os lava», refere. O seu objectivo é tentar obter todos os cachecóis que existem do Benfica, naquele que considera ser «um hobby para a vida e para continuar em família».

O coleccionismo é, segundo vários psicólogos, uma forma de aprendizagem e satisfação para o ser humano. «Se nos dedicarmos a algo que não termina e enquanto continuarmos a sentir prazer, pode ser para a vida inteira», reforça Sérgio Sousa.

Fonte da notícia: IOL Portugal Diário

Nota Pessoal:

Quer sejam livros, moedas, selos ou outra coisa qualquer, o factor principal a ter em conta é que esse coleccionismo proporcione ao respectivo coleccionador satisfação e bem estar. Sei o que é ser um coleccionador porque também o sou. No meu caso particular sempre me interessei por livros e pedras (todo o tipo de livros e pedras). Certo dia, enquanto procurava mais pedras para a minha colecção fui encontrar uma pré-histórica, bastante rara e repleta de fósseis marinhos, que guardo com toda a reverência.

Etiquetas: , , , , ,

1 Comentários:

Blogger Carlos Caria disse...

Pois é isto do coleccionismo é uma doença saudável.
Eu colecciono:
Badges/Emblemas de radiador de automóvel, Mascotes de automóvel antigos, Copos de água das termas, Emblemas de Bóne de motorista das camionetas antigas, Emblemas de bicicletas etc etc é um cem número de possibiliades de coleccionismo.
Tudo temáticas Nacionais.
Um abraço de amizade a todos os coleccionadores deste país.
Carlos Caria

22 fevereiro, 2009 21:52  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer