Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A exposição "José Saramago: a consistência dos sonhos", com centenas de documentos, fotografias, pinturas e notas pessoais do Nobel da Literatura vai ser inaugurada quarta-feira, no Palácio da Ajuda em Lisboa, no Dia Mundial do Livro. A inauguração vai contar com a presença do escritor e dos ministros da Cultura de Portugal e Espanha, António Pinto Ribeiro e César Molina.
Produzida pela Fundação César Manrique, sediada em Lanzarote, onde o Nobel da Literatura português reside com a mulher, Pilar del Rio, a exposição tem por objectivo mostrar a obra literária e o pensamento crítico do escritor.
A exposição, que resultou de uma investigação de dois anos, está estruturada em três grandes núcleos, abrindo com uma projecção vídeo de Charles Sandison e terminando com uma autobiografia do escritor, reunindo ainda obras inéditas, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições e fotografias.
Em Portugal, a exposição foi alargada para incluir documentação da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), nomeadamente outras obras do Nobel da Literatura, como "O Ano da Morte de Ricardo Reis", e correspondência de José Saramago com outros escritores, entre os quais Adolfo Casais Monteiro e José Rodrigues Miguéis.
Aquela que é apresentada como a maior mostra jamais realizada sobre a vida e obra de José Saramago possui uma forte componente multimédia, com recurso a suportes digitais e audiovisuais, bem como obras de artes plásticas da colecção de Saramago, de autores como Rogério Ribeiro, David de Almeida, José Santa-Bárbara, Júlio Pomar e Antoni Tápies, entre outros.
A exposição estará patente na Galeria de Pintura do Rei D. Luís até ao dia 27 de Julho de 2008, saindo depois em itinerância para Madrid e para várias capitais da América Latina.
“A Viagem de um elefante” é o nome do novo romance de José Saramago
José Saramago está a preparar o seu novo livro ,“ A Viagem de um elefante”, que será lançado no próximo Outono.
O autor afirmou que o romance “está muito avançado” e que espera terminá-lo no final do Verão. Contudo, o escritor de “Memorial do Convento” não deu qualquer detalhe sobre o argumento da obra.
José Saramago escreveu livros como “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “O ano da Morte de Ricardo Reis”. Os seus livros estão traduzidos em mais de 25 línguas.
Fonte da notícia: Público.pt Nota Pessoal:
Um bom livro é uma fonte de inspiração, de cultura e informação, de aventura e romance etc. É um tesouro que vale a pena ter sempre por perto no nosso dia a dia.
Houve uma altura em que eu tive uma grande obsessão por livros (comprava-os para colecção) e hoje, graças ao mundo da informática, não sendo essa obsessão assim tão acentuada, eu diria que continue a gostar muito de livros e tenho actualmente cerca de quinhentos e tal sobre os mais diversos temas e tópicos do conhecimento.
Recentemente também fiz um cartoon sobre a «Viagem do Elefante» título do novo romance de José Saramago que poderá ver aqui neste link.
Etiquetas: Dia Mundial do Livro, José Saramago