Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Açores, Azores, nos Açores, visitar, passeios, férias, ilhas, Açores, Faial, Ponta Delgada
O Presidente da República, Cavaco Silva, propôs esta segunda-feira que Portugal e Moçambique «tirem partido da amizade» comum para construírem um projecto de futuro.
«Portugal e Moçambique têm relações políticas excelentes», considerou Cavaco Silva num encontro hoje de manhã, em Maputo, com o seu homólogo moçambicano, Armando Emílio Guebuza, com que iniciou a visita oficial de três dias que efectua ao país.
«Mas penso que este é o tempo para tirar partido dessa amizade para construir um projecto de futuro», prosseguiu Aníbal Cavaco Silva, dirigindo-se a Guebuza, acrescentando: «Há uma vontade de Portugal em passar da amizade para realizações concretas».
Armando Guebuza recordou as relações de proximidade que existem entre os dois presidentes e os dois países e assinalou o combate à pobreza, uma das bandeiras da sua presidência.
Reforço dos voos
Portugal e Moçambique chegaram a acordo de princípio para aumentar as ligações aéreas entre os dois países, ficando a sua implementação a cargo das respectivas companhias de bandeira, TAP e LAM.
«Vai haver mais um voo no período de Verão, mas quando a LAM puder exercer o seu direito de voar para Lisboa», disse à Lusa em Maputo o ministro dos Transportes de Moçambique, Paulo Zucula. Acrescentou que esse acordo vai ser renegociado no futuro, no contexto da reciprocidade entre as duas empresas.
Actualmente, há quatro ligações aéreas semanais entre os dois países asseguradas pela TAP, que realiza alguns dos seus voos em "codeshare" com a moçambicana LAM.
Uma fonte oficial portuguesa disse à Lusa que a quinta ligação semanal inicia-se em Julho, para responder a uma procura crescente quer de turistas, quer de empresários portugueses que têm feito investimentos no turismo e em outros sectores da economia moçambicana.
«As ligações aéreas vão trazer turistas portugueses e europeus e também mais investidores portugueses», frisou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo moçambicano, Armando Gebuza, no final de um encontro em Maputo entre as duas delegações.
Azores, Açores, ilhas dos Açores, turismo, férias, nos Açores
Etiquetas: África, Armando Emílio Guebuza, Cavaco Silva, Maputo, Moçambique