Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O mel dos Açores, cuja produção anual ronda actualmente as 80 a 90 toneladas, é um produto típico, muito personalizado e possui uma “qualidade inigualável”.
A opinião é do secretário regional da Agricultura e Florestas e foi expressa quinta-feira à noite, na freguesia do Capelo, na ilha do Faial, na cerimónia de inauguração da I Feira do Mel dos Açores / I Fórum Regional de Apicultura.
Segundo declarou Noé Rodrigues, essas são razões mais do que suficientes para que o Governo dos Açores apoie as associações de apicultores na “criação de formas e mecanismos de possibilitem um melhor acesso ao mercado das suas produções”.
Para o secretário regional, assiste-se actualmente nos Açores a um “grande dinamismo e desenvolvimento” do sector, em resultado do incentivo e do apoio financeiro e técnico que o Governo tem vindo a prestar a muitas unidades transformadoras e de extracção de mel.
Em resultado dessa política, temos cerca de 210 apicultores na Região e contamos já também algumas organizações a fazerem extracção de mel e a sua comercialização, numa produção anual que rondará as oito a nove dezenas de toneladas acrescentou Noé Rodrigues.
Disse também que, com a lei apícola, aprovada recentemente no Parlamento, foi possível trazer ao sector “um novo ordenamento jurídico e um novo olhar” para podermos continuar a fomentar a actividade.
Para tanto, adiantou o governante, vamos dar mais informação e formação aos apicultores açorianos, ajudando-os a melhorar as suas técnicas de produção e de maneio das colmeias, a combater algumas pragas que podem afectar as abelhas e, de forma particular, a projectar as suas produções para o mercado, com vista a tirarem daí maior rendimento.
A I Feira do Mel dos Açores / I Fórum Regional de Apicultura é uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, com o apoio de diversas entidades, e decorre na freguesia do Capelo até ao próximo domingo.
Etiquetas: abelhas, Apicultura, Mel dos Açores