Galileu vai ter estátua no Vaticano
A estátua Galileu em "tamanho natural" e esculpida em mármore será colocada nos jardins do Vaticano, numa homenagem pedida pelos membros da Academia Pontíficia das Ciências.
Galileu Galilei (1564-1642) nasceu em Pisa e começou a observar a Lua e as estrelas através de um instrumento revolucionário, o telescópio astronómico, e gradualmente confirmou que a Terra girava em torno do Sol, o que já tinha sido defendido antes por Copérnico.
Essa constatação valeu ao cientista a perseguição da Inquisição da Igreja Católica, que lhe exigiu que negasse as suas teorias sob a ameaça de o lançar na fogueira.
Em 1992, depois de um inquérito de 13 anos, o Papa João Paulo II deu por encerrado o caso Galileu, reconhecendo que a Igreja se tinha enganado.
O ano de 2009 foi proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional da Astronomia para comemorar a primeira utilização de um telescópio por Galileu.
Fonte da notícia: SIC Online
Etiquetas: cientista, Estátua, Galileo, Inquisição, Vaticano
2 Comentários:
Passei para ver e apreciar o blogue, uma excelente página que se visita com carinho pela sua qualidade. Um grande cientista. Boa semana.
Olá!! Galileu não foi condenado a ser lançado na fogueira, mas, a pena de reclusão na sua própria casa.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial