Estação açoriana acompanha lançamento de nave europeia

A nave europeia de reabastecimento "Júlio Verne" foi lançada, na noite deste sábado para domingo, com êxito, numa operação que foi acompanhada, pela primeira vez, pela estação de rastreio da ilha açoriana de Santa Maria.
A porta-voz da Agência Espacial Europeia (ESA) para a estação localizada em Santa Maria afirmou que «tudo leva à conclusão de que se passou da melhor maneira possível».
Citada pela agência Lusa, Poiares Baptista explicou que a órbita do veículo automático de reabastecimento lançado foi «completamente normal e exactamente de acordo com todas as previsões e cálculos».
Esta infra-estrutura açoriana foi uma das cinco estações espalhadas por todo o mundo que acompanharam o lançamento deste veículo automático de reabastecimento (ATV) que seguiu a bordo do foguetão Ariane-5.
Este ATV, que descolou da base de Kourou, na Guiana Francesa, pelas 1:03 locais (4:03 em Lisboa), leva cerca de 20 toneladas de carga para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS) entre mantimentos, ar, equipamentos e combustível.
Este veículo, que vai acostar a um módulo russo dentro de 14 dias, depois de uma série de testes no decurso deste voo inaugural de um ATV, resultou de um projecto de 11 anos, orçado em 1300 milhões de euros.
Fonte da notícia: TSF Online
Etiquetas: Açores, Estação de Rastreio, nave europeia, Santa Maria
1 Comentários:
Acredito que os Açores tenham uma posição estratégica muito privilegiada para essas tarefas de acompanhamento espacial...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial