Ultraviolet Rays: Very high risk
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Oito regiões de Portugal continental e uma nos Açores registam, esta quarta-feira, níveis de radiação ultravioleta (UV) em risco muito alto, o segundo nível mais grave da escala de cinco do Instituto de Meteorologia (IM), escreve a Lusa.
Segundo o IM, vão verificar-se valores elevados de radiação em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo e Angra do Heroísmo.
O IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, tshirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição de crianças ao Sol.
A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, alerta o IM.
Quanto à previsão meteorológica, o IM indica para hoje céu pouco nublado, que deverá ser muito nublado até ao final da manhã, sobretudo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.
Esperam-se ainda períodos de chuva fraca no norte e centro do país, sendo mais frequentes no Minho e Douro Litoral.
No Porto, a máxima prevista é de 23 graus Celsius, prevendo-se 26º para Lisboa, 29º para Faro, 23º para Ponta Delgada e 26º para o Funchal.
Fonte:
IOLEtiquetas: perigo, raios ultravioleta