} Galeriacores Cartoon Notícias: 25 anos de adesão de Portugal e Espanha na UE

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 12 de junho de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


25 anos de adesão de Portugal e Espanha na UE

Portugal and Spain commemorate silver aniversary in the EU
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



"Os velhos roqueiros do europeísmo, como o Mário Soares e eu próprio, neste momento de crise e de aniversário, queremos mais e melhor Europa", disse o ex-primeiro ministro espanhol, que discursava na cerimónia em Madrid dos 25 anos de adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Europeia.

"Queremos que seja mais relevante para os cidadãos e para o mundo e isso nenhum de nós o pode fazer por si só. Temos que o fazer juntos como europeus", insistiu.

Considerando que os últimos 25 anos "foram bons para Espanha, para Portugal e para a Europa", González disse que o dinamismo dos dois países permitiu dissipar rapidamente o que, na altura, eram "os temores da ampliação".

O ex-chefe de Governo recordou a eliminação das barreiras fronteiriças, o início do conceito de cidadania europeia e a política de fundos estruturais e de coesão que "definem a solidariedade no processo de construção europeia".

Hoje, 25 anos depois, insistiu que "valeu a pena" e que estes foram "os 25 anos mais positivos da historia contemporânea de Espanha".

"Um quarto de século de desenvolvimento, estabilidade democrática, convivência em liberdade. Hoje como então digo que não só mereceram a pena mas merecem mais vocação europeia e europeístas", disse.

"Hoje em plena crise acreditamos que a solução é Europa. Inclusive mais Europa do que até aqui. Que há que terminar o processo. Temos que olhar para o mundo que mudou e que a crise configurou. A UE tem que reagir, com maior governação económica para estar entre os ganhadores", disse.

Numa intervenção em que apelou ao fortalecimento a UE, Felipe Gonzalez insistiu que se não houver mais união não é possível ter uma Europa "mais relevante para os cidadãos e para a confo0rmação de uma nova ordem mundial".

"Porque cada um dos nossos países, com maior ou menor dimensão, tem pouco que fazer se não somar as sinergias dos 27 países e dos 500 milhões de habitantes", disse.

Defendendo derrotar "utopias regressivas", González insistiu que a aposta deve ser num modelo de "economia social de mercado que seja sustentável do ponto de vista ambiental frente a um capitalismo de casino que levou a esta implosão financeira, a esta recessão mundial e a esta crise".

Presidida por Juan Carlos, o encontro reúne os chefes do Governo dos dois países, José Sócrates e José Luis Rodríguez Zapatero, e os seus antecessores que assinaram a adesão, Mário Soares e Felipe González.

Participaram ainda na cerimónia, na sala de colunas do Palácio Real, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso e o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, entre outras individualidades dos dois países. (Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)


Fonte: SIC

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer