Lena singing SATELLITE at Eurovision's Song Festival wins in Germany
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
A Alemanha venceu a 55.ª edição do Festival da Eurovisão, o representante espanhol repetiu a sua actuação depois de um espontâneo ter invadido o palco
O homem que invadiu o palco durante a actuação do cantor espanhol Daniel Diges é conhecido por Jimmy Jump e saltou para a fama durante o Euro 2004, depois de ter entrado em campo para entregar uma bandeira da Catalunha a Luís Figo.
Em Portugal não se repetiu o jogo ao contrário do que aconteceu no Festival da Eurovisão. Espanha regressou ao palco da Telenor Arena, em Oslo (Noruega) para repetira sua canção. O que, no entanto, não se reflectiu em mais votos. 'Soy Pequenito', nome do tema com que foram a votos, ficou em 15.º lugar.
A canção portuguesa, 'Há Dias Assim', interpretada por Filipa Azevedo e da autoria do jornalista Augusto Madureira, ficou 18.º lugar, entre os 25 finalistas.
Portugal somou um total de 43 pontos, sendo França (8 pontos), Alemanha (6), Espanha (6), Letónia (6), Suíça (5), Dinamarca (4), Arménia (4), Sérvia (2), Islândia (1) e Malta (1) os países que votaram na canção lusa.
A grande vencedora foi 'Satellite', da Alemanha, cantado pela jovem Lena Meyer-Landrut, de 19 anos. O país só tinha vencido uma vez a competição europeia, em 1982. Turquia e Roménia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O voto foi apurado através de televoto (50%) e da escolha de um júri especializado (50%).
De acordo com a Lusa, o Festival da Eurovisão foi visto por 120 milhões de espectadores, em 39 países europeus (número total de nações que competem no certame, agora organizado em semifinais) e ainda na Birmânia, Austrália e Nova Zelândia.
A cadeia de televisão norueguesa NRK gastou cerca de 25 milhões de euros na organização do Festival da Eurovisão, o que a obrigou a renunciar aos direitos de transmissão do Mundial de Futebol, que se disputa na África do Sul.
Fonte: DN