Nose Scan could be better than fingerprints
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Cientistas britânicos afirmam ter desenvolvido uma técnica de identificação mais eficiente que a retina ocular ou a impressão digital: o scan do nariz.
Os investigadores da Universidade de Bath fizeram o scan de narizes a três dimensões e classificaram-nos por extremidade, perfil da ponta e área entre os olhos. Foram identificados seis tipos de nariz: romano, grego, núbio, falcão, arrebitado e dobrado.
Como o nariz é difícil de esconder, o estudo afirma que esta parte do rosto humano poderia ser usada para identificação em sistemas de vigilância.
«Os narizes são uma característica facial proeminente e ainda assim o seu uso biométrico tem sido amplamente inexplorado», sustentou Adrian Evans, da Universidade de Bath.
«As orelhas têm sido examinadas em detalhe, os olhos também, em termos de reconhecimento da íris, mas o nariz não está a ser explorado».
Nariz... com «potencial»
Os cientistas usaram um sistema chamado PhotoFace para o scanner em três dimensões. A equipa identificou diversas medidas pelas quais os narizes podem ser reconhecidos e desenvolveu um software baseado nestes parâmetros.
«Claro que se pode ter o nariz partido ou usar um nariz falso ou até ter feito uma operação plástica, mas para alterar a identidade, a cirurgia tem de ser realmente drástica».
«A técnica tem potencial, talvez para ser usado com outro método de identificação», concluiu Evans.
Fonte: IOLEtiquetas: Ciência, identificar, Scanner