Elephants communicate without a sound in secret language
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Um estudo revelou que os elefantes comunicam entre si, numa linguagem imperceptível ao ouvido humano.
Que os elefantes são uns mamíferos simpáticos, não é novidade. Pode-se até dizer que são civilizados, na medida em que elefantes conhecidos enrolam as trombas para se cumprimentar, do mesmo modo que nós, humanos, apertamos as mãos. O que é novo é que investigadores do Jardim Zoológico de San Diego descobriram que os elefantes têm uma linguagem própria.
Os mamíferos comunicam entre si através de uma espécie de rosnar, inaudível ao nosso ouvido por ser muito baixo. Os investigadores conseguiram detectar conversas entre uma manada de elefantes africanos no Zoo.
A equipa, liderada pelo Dr. Matt Anderson decidiu analisar os chamamentos, para tentar detectar o que os animais estavam a dizer uns aos outros.
O som emitido pelos elefantes foi gravado durante períodos de 24 horas, todas as semanas, durante 10 semanas. Por outro lado, também foram incorporados sistemas de GPS aos animais, para conseguir detectar a sua localização.
A informação revelou que as elefantas comunicavam entre si através de uma ‘linguagem secreta’.
As elefantas prenhas utilizavam esta forma de comunicação para dizer quando iam dar a luz. Isto avisaria os outros elefantes para estarem atentos a possíveis predadores.
O Dr Andersen, que é director da biologia comportamental no Zoo, declarou que já sa sabia que os elefantes tinham um certo vocabulário, mas que afinal, é muito mais abrangente do que se pensava’.
Fonte: Correio da ManhãEtiquetas: comunicar, Elefante, falar