} Galeriacores Cartoon Notícias: Ali Agca avisa que "fim do mundo" está próximo

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Ali Agca avisa que "fim do mundo" está próximo

Ali Agca says the end of the world is near
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.




O turco que em 1981 disparou contra o Papa João Paulo II, Mehmet Ali Agca, foi hoje libertado de uma prisão do seu país e proclamou "o fim do mundo", dizendo que "todo o ser humano morrerá neste século...".


Depois de mais de 29 anos passados nas cadeias, primeiro na Itália e depois na Turquia, Ali Agca acenou para os jornalistas que o aguardavam à saída da cadeia de Sincan, nos arredores de Ancara, e seguiu para um hospital militar. Vai agora sujeitar-se a uma inspecção médica, com vista ao eventual cumprimento do serviço militar, apesar de já estar com 52 anos."Eu sou o Cristo eterno", disse o ex-prisioneiro, num comunicado distribuído pelo advogado daquele que já anteriormente se proclamara "o novo Messias".

Ali Agca, nascido a 9 de Janeiro de 1958 numa família pobre da Turquia, disparou a 13 de Maio de 1981 contra o Papa polaco, quando este circulava em carro aberto pela Praça de São Pedro, no Estado do Vaticano, que ocupa uma parte da cidade de Roma.

O soberano pontífice foi atingido nmo abdómen, na mão esquerda e no braço direito, mas as balas não chegaram a atingir órgãos vitais, tendo depois João Paulo II ido em 1983 à prisão de Rebibbia, para visitar o atacante e lhe perdoar o acto.

motivo do ataque continua até hoje a ser uma incógnita, se bem que a dada altura o detido tenha sugerido que a Bulgária e a KGB, a polícia secreta da União Soviética, tinham sido os mandatários da sua acção.

, retractou-se de semelhantes afirmações, numa série de declarações contraditórias que sempre foram baralhando a justiça, ao longo das décadas em que esteve preso.

O seu advogado, Gokay Gultekin, disse que ele vai hoje descansar na capital, enquanto a estação particular de televisão NTV afirmou que ele seguiria mais tarde para Istambul. Tudo isto se acaso o Exército não o mandar comparecer de imediato em nenhum quartel, para iniciar uma recruta fora de tempo.

Ele estava agora na prisão de Sincan a cumprir o resto da pena pelo assassínio do jornalista Abdi Ipecki, em 1979. Recebera uma pena de prisão perpétua, o que segundo a lei turca poderá traduzir-se na prática em 36 anos, mas fugiu da cadeia menos de seis meses depois de lá ter entrado, havendo aparecido dois anos depois na Praça de São Pedro a disparar contra o Papa.

Tanto quanto se tem noticiado, era um simpatizante da organização de extrema-direita Lobos Cinzentos, que na década de 1970 andava nas ruas a combater toda a gente que fosse considerada de esquerda, como era o caso do jornalista Ipecki.

de extraditado da Itália para a Turquia, em 14 de Junho de 2000, Ali Agca foi de igual modo condenado a sete anos e quatro meses de cadeia por dois assaltos que cometera em 1979. Mas as autoridades descontaram-lhe o tempo passado em celas italianos, pelo ataque a João Paulo II, e beneficiou ainda de algumas amnistias, pelo que chegou a ser libertado efemeramente em 2006 e reincarcerado oito dias depois, quando os juizes concluíram que se tinham enganado nas contas.

Agora, é o Exército que não o quer deixar em paz, se bem que nos últimos anos ele tenha consecutivamente manifestado interesse em trocar a Turquia pela Itália, a Polónia ou até mesmo Portugal.

Além de tudo o mais, o turco afirma que está a pensar nas propostas que lhe têm sido feitas para escrever um livro, bem como ser protagonista de um filme e de documentários para televisão.



Fonte: Público

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer