Egypt finds tombs of pyramid builders
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Um grupo de arqueólogos descobriu, a poucos quilómetros do Cairo, um conjunto de túmulos com mais de quatro mil anos, que promete destruir algumas das ideias feitas sobre a história do Antigo Egipto.
A descoberta foi anunciada este domingo pelo ministro da Cultura egípcio, Faruk Hosni, que revelou que os túmulos descobertos no sítio arqueológico de Saqara, a 25 quilómetros a Sul do Cairo, são contemporâneos da quarta dinastia do Egipto, que durou entre 2575 e 2467 a.C..
De acordo com os especialistas, as sepulturas albergam os corpos dos homens que construíram as famosas pirâmides.
O facto de se encontrarem à sombra dos monumentos sagrados que ajudaram a erguer, mostra que, ao contrário da ideia comummente difundida, os construtores das pirâmides não eram escravos, mas homens livres.
«Estes túmulos foram construídos ao lado da pirâmide do faraó, o que indica que estas pessoas não eram de forma alguma escravos», explicou, em comunicado, Zahi Hawass, responsável pelo Conselho Supremo de Antiguidades egípcio.
Os vestígios encontrados mostram ainda que cerca de 10 mil pessoas estiveram envolvidas na construção das pirâmides, em turnos de trabalho que duravam cerca de três meses.
Fonte: abola.pt
Etiquetas: arqueólogos, Cairo, Egipt, Egipto, pirâmides, túmulo