"The Internet is the wild wild west and there is no sheriff in town"
A Internet é o «Wild Wild West e não há xerife na cidade. Não há lei, não há ordem». Quem o diz é Jeffrey Cole, director do Centro do Futuro Digital da Universidade da Califórnia.
«A consequência positiva é a liberdade de pensamento e expressão. O preço a pagar são só maus conteúdos», refere o especialista, em entrevista ao «DN», que ainda dá o exemplo de Myanmar e do Irão: «quando se sentiram ameaçados qual foi a primeira coisa que tentaram fazer? Fechar a internet».
Nas desvantagens surge a falta de regulação. «É impossível proteger a propriedade intelectual de escritores, fotógrafos, artistas. E há algumas coisas com que toda a gente concorda. Pornografia infantil, por exemplo. Quase toda a gente concorda que este é um meio que não dá para regular».
O facto de qualquer pessoa poder ser jornalista também é mau, explica o investigador: «Antes, ler era acreditar. Agora, algo impresso não tem qualquer valor. Vemos adolescentes que nunca leram o New York Times irem ao site à procura de credibilidade. As pessoas acreditam que há valor nos editores e no trabalho profissional. Mas isto é o Wild wild West e o xerife que vier para a cidade será menos poderoso».
Jeffrey Cole que tem dedicado os últimos dez anos a estudar o comportamento dos utilizadores de Internet e telemóvel acredita que a televisão vai continuar a crescer em Portugal, mas os jornais de papel irão desaparecer no prazo de «10, 12 anos. Sobreviverão dois ou três», vaticina.
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: cowboys, Internet, lei, www