} Galeriacores Cartoon Notícias: Viciados no jogo

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Viciados no jogo

Hooked on gambling
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Uma investigação da Universidade Católica, encomendada pela Santa Casa, concluiu que os jogos de cartas, as apostas 'online' e as 'slots machines' são os mais viciantes, sendo os da Santa Casa jogados por mais gente

Há pelo menos 16 124 viciados em jogos a dinheiro em Portugal e mais de 400 mil jogadores de risco. A projecção é do estudo "Dependência do jogo em Portugal", apresentado ontem em Lisboa, e é calculada "por baixo". Mas o que preocupa os investigadores é o número de jovens que mostram sinais de dependência: 1 564 têm menos de 25 anos; e 8 741 têm entre 26 anos e 40.

Este "fenómeno de rejuvenescimento da classe dos jogadores" deve-se, segundo referiu o autor do estudo, Henrique Lopes, ao crescimento da oferta e acesso a jogos a dinheiro na internet. "Para o bem e para o mal a sociedade de informação chegou. Passar a jogar em euros é um pequeno passo", acrescentou. A psicóloga Zélia Teixeira contou ao DN que já tratou adolescentes com o vício do jogo, em que os desafios jogados em casa em frente ao computador, abriram a porta ao jogo real.

Segundo o estudo, encomendado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) à Universidade Católica de Lisboa, os jogos clandestinos de cartas, os jogos online e as slot machines são os que causam maior dependência. Por outro lado, estes jogos são jogados por uma minoria, enquanto os explorados pela Santa Casa, como o Euromilhões e o Totoloto, chegam a atrair milhões de pessoas.

"Há quem diga que as lotarias são como a cerveja e o jogo online é como crack", conclui Henrique Lopes. Para o investigador, o tempo de espera pelos resultados nos jogos da SCML funciona como um travão ao vício. "Os jogos rápidos são mais viciantes. Além disso, o facto de os da Santa Casa serem muito populares retira-lhes a exclusividade que agrada a alguns dependentes", explicou.

No entanto, quando o jogador fica viciado essa dependência acaba por ser transversal e o doente "joga muito de tudo o que lhe aparece", acrescenta. Uma observação confirmada por Zélia Teixeira, que se depara com situações destas no consultório. "Um doente dizia-me a propósito dos jogos da Santa Casa 'eu sei que vou perder, mas perco para uma causa justa'".

Entre os dependentes, segundo o estudo, quase um quarto já teve problemas profissionais e familiares devido ao vício. Cerca de 25% venderam mesmo património familiar e 18% recorreram a agiotas para conseguir dinheiro para jogar ou pagar dívidas de jogo. E a maior parte dos dependentes do jogo a dinheiro (80%) já tentou parar, mas não conseguiu.

Por isso, combater o vício do jogo deve passar pela prevenção, defende o investigador, citando o exemplo do Canadá, em que a estratégia passa até pelo ensino de regras básicas de matemática. "Ensinar o conceito de probabilidade na primária é muito eficaz", diz, porque há jogos em que a probabilidade de ganhar é praticamente igual para quem aposta e para quem não aposta.



Fonte: DN

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer