Dalai Lama visits Taiwan
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
O Dalai Lama encontra-se de visita a Taiwan, a convite de oficiais do Governo, num gesto de humanitarismo para com os sobreviventes do tufão Morakot.
O líder espiritual tibetano deverá estar em Taiwan de 31 de Agosto a 4 de Setembro e irá visitar vítimas da destruição provocada pelo tufão Morakot, informaram governadores de alguns municípios afectados num comunicado que dirigiram o convite ao líder tibetano.
A visita é ensombrada por questões políticas. A China considera que o Dalai Lama está a diminuir a autoridade do Governo chinês no Tibete, e reclama o governo de Taiwan como parte do seu território, apesar de a guerra civil de 1949 ter marcado a separação dos dois.
O convite, feito por membros do partido da oposição (Partido Progressista Democrático), surge numa altura em que o Governo do Presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, enfrenta fortes críticas pela demora na resposta à devastação provocada pelo Morakot. Pelo menos 670 pessoas morreram ou estão desaparecidas, indicou a Agência Nacional de Incêndios.
O Presidente Ma Ying-jeou ainda não confirmou se autorizará a visita do Dalai Lama, informou um porta-voz.
“Convidámos conjuntamente o líder espiritual Dalai Lama a visitar Taiwan em 31 de Agosto, para fazer um discurso e dar a sua bênção às vítimas do tufão”, referia o comunicado. “O Dalai Lama disse estar muito feliz por vir”, acrescentaram os líderes municipais taiwaneses.
O Dalai Lama só viajará depois da autorização do Presidente, por não querer “causar qualquer inconveniente ao Governo taiwanês”, apontou o porta-voz do líder espiritual, Tenzin Takhla.
A deslocação do Dalai Lama pode trazer instabilidade à relação entre Taiwan e a China, controversa ao longo dos tempos.
Fonte:
Público.ptEtiquetas: animation gif, Cartoon, China, Dalai Lama, humanitarismo, líder espiritual, Ma Ying-jeou, Morakot, Taiwan, Tibete, tufão