CIA is under investigation
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Em causa estão possíveis abusos infligidos aos prisioneiros durante sessões de interrogatório e detenções por agentes da CIA e seguranças privados contratados pela agência.
Este anúncio foi feito no dia em que a administração de Barak Obama tornou público um relatório em que novos elementos sobre casos de tortura infligidos pela CIA e associados são descritos.
O processo vai ser instruído pelo juiz John Durham, a quem cabe procurar provas de violação da Lei Contra Torturas.
Uma advogada defensora dos direitos dos imigrantes afirma que este relatório apenas prova que é necessária uma investigação em grande escala, que abranja os interrogadores e os cérebros da estratégia de tortura criada, em flagrante violação da Lei.”
Numa primeira fase, a administração de George W. Bush negou conhecer as actividades da CIA, mas acabou por confessar que os métodos empregues contribuiram para que informação importante fosse obtida.
Durante a campanha eleitoral, Barak Obama posicionou-se contra os métodos de interrogação agressivos defendidos por Bush. Chegadoà presidência, deixou claro que não pretendia perseguir de forma judicial elementos da anterior administração.
Além de técnicas de tortura físicas mais óbvias, a CIA ameaçava de forma psicológica os detidos, como matar familiares directos caso o prisioneiro não falasse…
Fonte: EuronewsEtiquetas: abusos, Agency, animation gif, Barack Obama, Cartoon, Central Intelligence, CIA, detenções, Hillary Clinton, interrogatórios, investigation, prisioneiros, relatório, tortura, USA, violação