THE FOUNDATION OF THINGS
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Cartoon animado 2 Animated cartoon 2
Será muito grave se deixámos que as estruturas injustas da sociedade convertam as estruturas da nossa consciência. Pelo contrário a força de uma consciência solidária pode transformar as estruturas sócio-económicas.
Perante a vida, é frequente serem adoptadas atitudes de consumidores, quando importava ser indagadores, mendigos permanentes de sentido. Um verdadeiro crente procura a face de Deus e continuamente a encontra no irmão à procura de vida mais abundante, com sede de justiça, com fome de pão, carente de compaixão, caído no isolamento, amargurado na solidão, aterrado no vício. Viver da fé é um processo livremente assumido de onde brotam: novidade de iniciativas, formas concretas de comunhão, serviço atento. A vida de cada ser humano é um projecto permanente de orientação e interpretação, mais fatigante em momentos de crise cultural, sem soluções mágicas. Todos somos convidados a interpretar e a construir a partir do que nos transmitiram, do que nos é oferecido já configurado. Importa, contudo, levá-lo por diante com criatividade de formas e meios.
O projecto vital depende do universo simbólico de cada civilização e cultura. Só a partir de um conjunto de significados, símbolos, esquemas interpretativos e representativos se justificam ou legitimam formas de vida, ideias e comportamentos sociais. A partir daqui grupos, instituições e indivíduos elaboram a sua visão do mundo, o sentido último global da vida, do mundo, da história, de Deus.
Sabemos da urgência de procurar soluções, mas será fundamental prestar muita atenção às razões que conduzem à falta da nossa qualidade de vida comunitária e à mediocridade da solidariedade social.
Quem trabalha a construir vida solidária não fala uma língua morta, um latim que não se entende. Quando criamos proximidade das situações dramáticas, recorremos à linguagem universal do amor, da ternura libertadora.
Importa não pretender regressar a formas de isolamento ou a mecanismos de defesa ou até de confrontação beligerante. A fidelidade à mensagem de Jesus exige formar comunidades que transmitam hoje a verdade da salvação e da felicidade. A comunhão com Deus e com todos os seres humanos, sobretudo com os mais atingidos e feridos, decorre do potencial da fé cristã. Assim os crentes testemunham que Deus não é indiferente ao mundo e que a vivência de um estilo de vida novo faz parte da difusão da Boa Nova de Jesus.
D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa
Fonte: Correio da ManhãEtiquetas: alicerce, Amor, animation gif, Cartoon, coisas, comunhão, D.Carlos Azevedo, faith, fé, Felicidade, fome, mendigos, preço do pão, vida