PORTUGUESE PRESIDENT VISITS TURKEY
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A adesão turca à União Europeia, com o “apoio total” de Portugal, está a marcar a visita de Cavaco Silva à Turquia. E hoje, na conferência de imprensa conjunta, no Palácio presidencial, em Ancara, o presidente Abdullah Gül foi duro com a chanceler alemã, Angela Merkel, por ter dito ser contra a adesão plena dos turcos na União Europeia, e a quem acusou de “falta de visão”.
“Os políticos chegam, passam e falam e dizem coisas diferentes por falta de visão”, disse Gül, depois de um encontro com Cavaco Silva e a sua comitiva, que integra o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
O presidente turco lembrou ainda os compromissos assumidos pela UE, dado que os países que “assinaram o início das negociações ainda estão lá”.
A seu lado, Cavaco Silva disse uma vez que é precisa alguma paciência e recordou o caso português, que teve de esperar sete anos pelo fim das negociações e também teve de “enfrentar obstáculos e resistências das opiniões públicas” na Europa. Pela positiva, recordou até que a próxima presidência dos 27, a Suécia, fez uma declaração de apoio à entrada da Turquia, ao contrário da Alemanha e França, que este fim-de-semana reafirmaram as suas reservas.
“A Turquia faz falta à União Europeia tal como a União Europeia pode ser benéfica para a Turquia”, afirmou Cavaco Silva, referindo o exemplo de Portugal, que é Estado-membro da UE desde 1986.
Desde o início das conversações com a UE, há quatro anos, a Turquia só abri 10 dos 35 capítulos que compõem as suas negociações de adesão. Um dossier que está a atrasar o processo é a questão cipriota, depois de a ter decidido, em 2006, congelar oito capítulos devido à recusa turca de abrir os seus portos e aeroportos à República de Chipre, membro da UE que Ancara não reconhece.
Ainda que indirectamente, Abdulah Gul agradeceu antecipadamente o discurso de hoje à tarde de Cavaco Silva no Parlamento e o apoio de Lisboa às pretensões europeias de Ancara: “Portugal tem dado um apoio muito grande [à Turquia] e espero que continue no futuro.”
Fonte:
Público.ptEtiquetas: Abdullah Gul, adesão, Ancara, animation gif, Cartoon, Cavaco Silva, Portugal, presidente, Turquia, UE, Visita