Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.Eusébio e Fernando Gomes eram os dois únicos jogadores portugueses a terem recebido o troféu que se destina a distinguir o melhor marcador da Europa. Cristiano Ronaldo passa a ser o terceiro a poder exibir a Bota de Ouro, prémio criado há 40 anos e que reconhece a fantástica temporada que o jogador realizou a época passada e que, muito provavelmente, lhe renderá ainda o título de melhor jogador do mundo.
A bota de ouro - com 9,8kg de peso e feita em ouro - será hoje entregue no Funchal. É a primeira vez que o vencedor do troféu o receberá na sua terra natal. O pedido foi feito pelo próprio atleta que, desta forma, pretende homenagear o seu pai, Diniz Aveiro, já falecido.
"Nunca esqueço que sou português e madeirense", afirmou ainda o jogador do Manchester United, que tem estado afastado dos relvados devido a uma lesão, mas que está quase a regressar à competição, conforme foi ontem confirmado por Alex Ferguson, seu treinador nos red devils.
Cristiano Ronaldo sucede na lista de goleadores a Francesco Totti (30). O português apontou 31 golos na época passada na Premier League, um número tão mais relevante quanto o facto de o internacional português nem sequer actuar como ponta-de-lança no Manchester United.
O prémio ao melhor artilheiro da Europa é atribuído seguindo uma fórmula em que cada golo marcado nos campeonatos dos países que integram a UEFA é multiplicado pelo coeficiente atribuído a cada país. As ligas inglesa, espanhola, alemã, italiana e francesa têm cotação máxima, dois pontos, o português um ponto e meio e as ligas consideradas menores valem um ponto por golo.
Desde que a atribuição do galardão é feita em função dos coeficientes de cada campeonato (1997), esta é a terceira vez que a mesma é conquistada por um jogador ligado ao futebol português, já que o brasileiro Mário Jardel conseguiu a proeza em 1999 e 2002, primeiro ao serviço do FC Porto e depois com as cores do Sporting.
Antes da existência dos coeficientes, Eusébio conquistou o troféu logo em 1968 (43 golos), repetindo o feito em 1973 (40). Fernando Gomes também bisou e ganhou a Bota de Ouro em 1983 (36) e 1985 (39), enquanto jogador do FC Porto. Já o argentino Yazalde venceu o prémio em 1974 (46), quando jogava pelo Sporting.Cristiano Ronaldo pode ainda igualar o alemão Gerd Müller e o brasileiro Ronaldo se juntar à Bota a Bola de Ouro, troféu que distingue o melhor jogador do ano.
Cristiano Ronaldo fez questão de receber a bota de ouro no Funchal, como forma de homenagear o pai, já falecido.
Fonte da notícia:
Público.pt Etiquetas: bota, Cristiano Ronaldo, futebol, ouro, soccer