} Galeriacores Cartoon Notícias: Amaro Franco foi a pé de Portugal até Jerusalem

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Amaro Franco foi a pé de Portugal até Jerusalem

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Peregrino de Jerusalém cumpre desejo de chegar à Terra Santa nove meses depois do início e no dia 4 de Julho. Foram oito mil quilómetros a pé

Amaro Franco já chegou a Jerusalém. O peregrino dirige-se, segundo informações enviadas à Agência ECCLESIA, "neste momento para a cidade antiga, percorrendo a Jaffa Street".

Amaro Franco, 38 anos, português, natural da freguesia de Subportela (Viana do Castelo/ Portugal), cumpre assim nove meses da peregrinação que o levou de Braga à Terra Santa.

Totalmente a pé, percorreu mais de oito mil quilómetros, atravessando doze países, visitou inúmeros santuários, dos quais os mais importantes do Cristianismo (Santiago de Compostela, Roma e agora, Jerusalém), numa peregrinação inédita.

“A iniciativa intitulada «Peregrinos a Jerusalém»" mobilizou e cativou gente de todas as idades e de todo o mundo, como o demonstra a grande e surpreendente vitalidade do "Diário de Viagem" que Amaro Franco escreve diariamente na Internet (em www.amarofranco.wordpress.com)”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Em declarações recentes à Agência ECCLESIA, Amaro Franco confessa que não é um homem com grande fé, pois teve de deixar tudo para ir em busca da fé, é um homem feliz, mas sobretudo "exausto" pelo grande e continuo esforço diário que representa caminhar, estar atento e aberto ao outro e ainda escrever as suas crónicas.

Em entrevista telefónica, Amaro Franco confessou o “cansaço”. “Estou bastante exausto: fisicamente, mentalmente, psicologicamente e emocionalmente” que deriva desta longa caminhada, que já passou por Santiago de Compostela (túmulo de S. Tiago Apostolo), Oviedo (Camara Santa), Lourdes, Montpellier (relíquias de S. Roque), Saint-Gilles (túmulo de S. Gilles), Aix-en-Provence (túmulo de Nostradamus), S. Maximin (túmulo de Santa Maria Magdalena), Roma (S. Pedro e S. Paulo), Assis (túmulo de S. Francisco), Padova (túmulo de Santo António)... e ultimamente na Terra Santa (correspondente ao Reino de David), Ma'aloula (túmulo de Santa Tecla), Saydnaya (a Chahoura), Damasco (túmulo de S. João Baptista e lugares paulinos) e Israel. “Passei nos locais emblemáticos do cristianismo” – frisou Amaro. E acentua: “passo a ter referências visuais quando leio a Bíblia”.

Fotografia polémica

Recorde-se que Amaro Franco esteve ilegalmente preso, durante 28 horas, pelas forças militares sírias, experiência que o peregrino atribuiu a um mal-entendido por causa de uma “fotografia” a uma colina que, afinal, era também uma “base militar”. Algo que esteve para se repetir na Jordânia por causa da “mochila” do peregrino. “Pensaram que poderia ser um possível bombista” – realçou.

Na Síria não sentiu a vida em risco porque “levei aquilo na brincadeira” – afirmou. E relata: “disse às autoridades que se o problema é a fotografia apaga-se a fotografia”. No entanto, “eles não entenderam ou quiseram entender”.

Apesar destes acontecimentos, Amaro Franco guarda também pontos positivos da caminhada. “O sorriso das pessoas e os contactos estabelecidos”. Durante o percurso “não me limito a olhar apenas para a frente, gosto de observar tudo o que me rodeia”.

Com quase nove meses de caminho, Amaro Franco confessou que chegou a desanimar e “pensei em desistir”. No início de muitas tardes - “quando o cansaço apertava” -, o peregrino sentia-se só. “Cheguei a perder-me e, muitas vezes, não percebia as pessoas” – reconhece.

Dados biográficos de Amaro Franco

O «peregrino de Jerusalém» nasceu a 10 de Janeiro de 1971, em França, e tem nacionalidade portuguesa, residindo em Braga. Amaro Franco realizou a sua primeira peregrinação a Santiago de Compostela na Semana Santa de 1992, efectuando-a em bicicleta. Volta ao mesmo santuário, também em bicicleta, na Semana Santa de 1993 (Ano Jubilar Compostelano/ Ano Santo). Nesse ano percorre ainda o Caminho do Norte de Santiago até Oviedo e Covadonga, o Caminho Astur-Leonês de Oviedo até Léon e, o Caminho Francês de Léon até Santiago de Compostela.

Volta a Santiago de Compostela em 1999 (Ano Jubilar Compostelano/ Ano Santo), saindo, a pé, de Viana do Castelo. Realiza esta peregrinação com um micro fractura no pé direito, a qual o impossibilitava de andar normalmente desde de há meses. Chega ao túmulo do Apóstolo após oito dias de marcha.

Desde do ano de 2004 (Ano Jubilar Compostelano/ Ano Santo), peregrina diversas vezes, a pé, ao santuário compostelano, saindo de Braga, Viana do Castelo e Valença do Minho.
Realizou, a pé, a peregrinação a Roma no ano de 2001: Foram cerca de 3000 quilómetros percorridos em 126 dias. Amaro Franco é, desde 1999, membro da “Archicofradia Universal del Apóstol Santiago”.

Fonte da notícia: Agência Ecclesia
Nota Pessoal:
Uma peregrinação feita a pé por um português que revela muita coragem, uma grande audácia e um espírito de muita devoção e aventura. Os meus parabéns a Amaro Franco por conseguir ver concretizada esta extraordinária peregrinação à Terra Santa.

Etiquetas: , , , , , ,

3 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Muito Obrigado!

Amaro.

05 julho, 2008 08:29  
Anonymous Anónimo disse...

Muito Obrigado Amaro!

Álvarinho

05 julho, 2008 09:35  
Blogger Jorge M. Gonçalves disse...

Olá Amaro!
Sinto-me verdadeiramente lisonjeado ao receber a sua amavel visita ao Galeriacores Cartoon Notícias. A sua peregrinação a Israel e ainda por cima a pé demonstra um acto de muita coragem e grande heroísmo.
Muito obrigado pelo comentário, volte sempre.

05 julho, 2008 10:00  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer