Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O antigo Presidente norte-americano Jimmy Carter disse hoje, durante uma conferência no festival literário de Hay, no País de Gales, que Israel tem, pelo menos, 150 armas nucleares. É a primeira vez que um ex-Presidente norte-americano fala concretamente sobre o arsenal nuclear israelita.
A declaração surgiu após Carter ter sido questionado, por um jornalista, em relação à sua opinião sobre o arsenal nuclear iraniano e como o futuro presidente norte-americano deverá lidar com isso. Segundo Carter esse é um assunto que tem de ser analisado globalmente.
“Os Estados Unidos têm mais de 12 mil armas nucleares, a Rússia, mais ou menos o mesmo, França e Grã-Bretanha têm largas centenas e Israel tem 150 ou mais. Temos uma enorme diversidade de armamento”, disse.
Apesar da existência de armas nucleares em Israel ser mundialmente admitida, As entidades israelitas nunca admitiram a sua existência e os EUA nunca comentaram esta questão publicamente.
Para ler este artigo na íntegra queira, por favor, visitar o Público.
Nota Pessoal:
Jimmy Carter foi um grande presidente, nada que se compare com o actual. Se ele diz que Israel tem 150 armas nucleares podem ter a certeza que ele fala a verdade. Muitos podem não saber mas Jimmy Carter é também engenheiro nuclear e muito antes de ser presidente trabalhou em submarinos nucleares. Ele tem um currículo que é invejável por qualquer político seja de que nacionalidade for. É sem dúvida um homem de Paz e eu até diria de Paz com um P maiúsculo. Jimmy Carter tem sido um cristão convicto e homem de oração e de muita fé. Tem sido catequista toda a sua vida até mesmo durante o tempo enquanto exerceu o cargo de presidente e para todo o lugar que vai leva consigo uma Bíblia. Sinto honra em ter votado nele durante a campanha presidencial e de ter agora esta oportunidade de fazer este cartoon.
Etiquetas: antigo presidente, bombas nucleares, EUA, Israel, Jimmy Carter, Prémio Nobel da Paz