Para ver efeito especial neste cartoon queira, por favor, clicar na imagem e aguardar uns segundos. In order to view this animated cartoon just click on it and wait a couple of seconds.
O presidente do Governo dos Açores relevou o interesse e a expectativa com que o seu Executivo acompanha a deslocação aos Açores de uma delegação de políticos, académicos e empresários do estado norte-americano de Massachusetts, dizendo que a mesma encerra fortes possibilidades de cooperação e de benefício mútuo para a Região e para aquele Estado.
Discursando, em inglês, no decorrer de um jantar oferecido pelo Governo, Carlos César começou por destacar a intervenção decisiva do congressista Barney Frank para a concretização da visita, frisando que os encontros a realizar abrangem as áreas política, comercial e académica, sectores em que a Região Autónoma dos Açores quer e pode ser um parceiro forte e credível e nos quais é capaz de produzir resultados sólidos.
“Para o Governo Regional constitui sempre uma prioridade a tarefa de acrescentar à profunda ligação afectiva que une os nossos dois povos não só uma ligação política e institucional – com benefício para ambas as partes –, não apenas uma cooperação em termos internacionais e de defesa por via do Acordo das Lajes, mas também uma actividade cooperante diversificada, conjuntamente com o que apelidamos de “sociedade civil”, representada, no caso do estado de Massachusetts e no caso dos Açores, por exemplo, pelas nossas universidades e escolas e pelos nossos homens de negócios”, acrescentou o presidente do Governo.
A definição de um âmbito académico para esta deslocação e os numerosos projectos que dela podem resultar foram igualmente enfatizados por Carlos César, para quem a circunstância de haver também uma motivação empresarial nesta visita mostra que os tempos mudaram, e mudaram muito, para melhor, nos Açores.
“Também aqui se demonstra que os Açores conseguiram já criar uma dinâmica económica e social que motiva e é apelativa para os investidores estrangeiros. Tenho a certeza de que isso não acontecia há dez ou quinze anos atrás”, disse o presidente do Governo.
A terminar, Carlos César manifestou a convicção de que – quer em sectores em que já foi possível fazer e estabilizar alguns progressos, como o do Turismo, quer em sectores emergentes, como os ligados à exploração de energias renováveis ou aos recursos marinhos, ou ainda no domínio dos serviços sociais – há todo um conjunto de áreas que podem seguramente constituir os alicerces de uma verdadeira cooperação, para o futuro, entre os Açores e Massachusetts.
Etiquetas: Açores, Azores, Barney Frank, Carlos César, Congressman, Massachusetts