Portuguese wine is the very best there is
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
O projecto vinícola português VinePAT venceu a iniciativa «Cockrell School of Engineering Championship», do Concurso «Idea to Product (I2P) Global Competition», realizado na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Foi desenvolvido nas universidades do Minho e Católica e no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, de acordo com o site da Universidade do Minho.
Fonte da Universidade do Minho adiantou à Lusa que o VinePAT «é um sistema de recolha e análise de dados, baseado em técnicas de espectroscopia e Tecnologia Analítica de Processo (PAT), que permite aos viticultores controlar a qualidade das uvas que produzem» e «decidir sobre os tratamentos a aplicar na fase de maturação das uvas, bem como a altura óptima para a vindima».
A equipa integrou os investigadores Rui Martins (Departamento de Biologia da Universidade do Minho) e César Ferreira (Universidade Católica) e os estudantes de MBA João Ferreira e Joaquim Valente (EGP - University of Porto Business School).
Segundo a UMinho, «o sistema envolve um dispositivo portátil que recolhe múltiplos parâmetros e, em tempo real e de forma não invasiva, fornece numa plataforma online, a informação rápida e suficiente para o viticultor. Ou seja, o método é uma espécie de raios X químico à uva ou a impressão digital desta».
Fonte da notícia: IOL