} Galeriacores Cartoon Notícias: Dia Internacional dos Idosos

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Internacional dos Idosos

International Day of the Elderly
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



O primeiro dia do mês de Outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1991, como Dia Internacional do Idoso, com vista a uma reflexão, promoção e protecção dos seus direitos e dificuldades.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2000 havia 600 milhões de idosos no mundo, mas este número irá dobrar em 2025.


O envelhecimento continua a ser visto como uma condição de profunda degradação. Os idosos são infantilizados, desvalorizados e, muitas vezes, excluídos da sociedade.

Por isso, cabe à sociedade, particularmente os psicólogos, contribuírem para a construção de uma nova imagem associada ao envelhecimento.


À medida que a pirâmide do envelhecimento se transforma num rectângulo dever-se-á compreender que a faixa etária dos 65 aos 80 engloba um número cada vez maior de pessoas, cujas qualidades e competências se mantêm suficientemente activas para serem cidadãos tão válidos como quaisquer.


Os cuidados de saúde mental nesta faixa etária são extremamente negligenciados. De acordo com as estatísticas, os idosos sofrem menos perturbações psiquiátricas do que os outros adultos.


Para a ONU, os idosos estão divididos em três categorias: Pré-idosos (entre 55 e 64 anos), os Idosos Jovens (entre 65 e 79 anos ou 60 e 69 anos, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico) e Idosos Avançados (com mais de 70 ou 80 anos).


A ONU considera que o envelhecimento populacional deveria representar um triunfo do desenvolvimento social e da saúde pública.


Nos países desenvolvidos, o desenvolvimento sócio-económico tem ocorrido com o envelhecimento populacional, enquanto nos em desenvolvimento o surgimento de novas tecnologias médicas, preventivas, de diagnóstico e curativas, com novos recursos terapêuticos, fornece meios para prevenir as mortes causadas pelas doenças na meia-idade e nos indivíduos que começam a envelhecer.


Assim sendo, profundas diferenças sociais ficam estabelecidas entre esses dois universos diferentes.


O processo de envelhecimento populacional iniciado nos países em desenvolvimento com um interregno de cerca de cem anos em relação à Europa, mostrará rápidas mudanças nessas nações, projectando um crescimento na população idosa entre 200% e 400% nos próximos 20 anos.


A Espanha será o país mais velho do mundo em 2050, com uma média de idade de 55 anos e quatro pessoas sexagenárias por cada criança, segundo dados das Nações Unidas, resultante do estudo de uma socióloga.


O estudo indica que depois da Espanha estarão a Itália, Eslovénia e Áustria, com 54 anos de idade média em 2050. Outros dez países terão mais de 10% da população com mais de 80 anos.


Em Angola, segundo dados divulgados em Novembro de 2008, o Governo controla e assiste em todo o país 226 mil e 597 pessoas idosas nas comunidades em situações de vulnerabilidade, sendo 123 mil e 761 mulheres e 102 mil e 836 homens, além de 14 lares de assistência que albergam um total de mil e 56 idosos.
De acordo com uma fonte do Ministério da Assistência e Reinserção Social, que divulgou os dados, a protecção e assistência social à pessoa idosa é um dever e obrigação de todos.


Considera os idosos como entidades importantes que estão entre o passado, presente e o futuro, já que o seu saber, vivência e experiência constituem um vínculo vital para o desenvolvimento de qualquer sociedade.


No seu ponto de vista, os idosos devem ocupar o lugar que merecem, porque é responsabilidade do governo proporcionar a oportunidade de continuar a ter uma vida activa, participando voluntariamente em actividades apropriadas às suas capacidades".

Por outro lado, a psicóloga Maria da Encarnação Pimenta defende a realização de encontros periódicos entre mais velhos e jovens para o resgate e a transmissão dos valores cívicos, morais, éticos, culturais e troca de informação no geral, oportunidade que foi retirada dos angolanos pela guerra.


Em entrevista à Angop, em Luanda, disse que antigamente os mais velhos passavam testemunhos aos jovens, mas com a guerra as pessoas moveram-se, deixando os seus lugares de origem, onde observavam normas de vivência e leis.


Encarnação Pimenta disse ser necessário que os mais velhos dêem oportunidade aos jovens, de ouvir as suas experiências e vice-versa, pois "os idosos também podem aprender com os mais novos".


Fonte: Angola Press

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer