World Ocean Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wai a few seconds.
Portugal Subaquático é uma exposição de fotografia itinerante da autoria de Luís Quinta, produzida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações da efeméride "2010: Ano Internacional da Biodiversidade" e das comemorações do "Dia Mundial do Mar" e estará patente no Navio-Hospital Gil Eannes a partir de 23 de Setembro. Pretende-se com esta exposição mostrar uma pequena parte da beleza do mundo subaquático, ao qual dificlmente temos acesso, que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natrual de Portugal.
Luis Quinta, é um fotógrafo Português de renome com diversos trabalhos publicados e que em Novembro de 2004 foi homenageado pelo Governo Português pelo seu trabalho na área da fotografia subaquática, sendo designado um dos "Novos Heróis do Mar". Em 2009 integrou o “Dream Team" de fotógrafos de natureza no maior projecto de fotografia sobre o mundo natural - Wild Wonders of Europe.
Nesta exposição apresentam-se alguns animais marinhos, fotografados em águas Portuguesas, cuja vida está directamente relacionada com o fundo do mar ou que vivem no seio de massas de água e dependem das suas propriedades físico-químicas e alimento nelas existente. No mundo subaquático existe também um universo de organismos vegetais que, de uma forma directa ou indirecta, permitem a existência desta diversidade animal marinha tão significativa.
Ambiciona-se que esta exposição possa ser mais um passo no gosto e respeito que criamos por espécies mais desconhecidas, o que nos levará a descobrir novas formas de preservar os seus habitas naturais. Assim, com estas espécies continuaremos a viver e partilhar o nosso Planeta, de forma sustentável.
A exposição inaugura dia 23 de Setembro - Dia Mundial do Mar – às 18H00 no Navio-Hospital Gil Eannes. A partir de 2011 integrará o conjunto de exposições temáticas itinerantes que o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo tem disponíveis para empréstimo.
Fonte: Nautica Press