} Galeriacores Cartoon Notícias: Dia Internacional dos Museus

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Internacional dos Museus

International Museum Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.




Sob o lema "Museus e harmonia social", celebra-se hoje, terça-feira, o Dia Internacional dos Museus, com visitas gratuitas em todos os museus do país.


Em Portugal a iniciativa é assinalada com várias acções onde se inclui a acreditação de mais 10 museus na Rede Portuguesa de Museus.


È também dia de animação e de programação especial. Há inaugurações de exposições, visitas guiadas, concertos, marionetas, perfomances e, em alguns casos, também há a possibilidade de visitar os museus pela noite dentro. Tudo para estreitar a relação com o público e demonstrar como os museus não são um mero repositório de acervos mas sim lugares da história cada vez mais apelativos.


Em Portugal 60% dos museus têm gestão pública, da responsabilidade da administração central, municipal ou local, enquanto 10% são geridos por privados e 11% pela Igreja Católica e pelas misericórdias.


No que respeita a museus e palácios, cuja gestão é da responsabilidade da administração central Estes estão a cargo do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), organismo tutelado pelo Ministério da Cultura (MC) , que integra 28 museus e cinco palácios nacionais, instituições espalhadas por praticamente todas as regiões do País.


Entre estes equipamentos encontram-se aqueles que são os mais visitados do país. Exemplo disto são os museus nacionais dos Coches, que no ano passado recebeu 197.718 visitantes, o de Arte Antiga, com 163.056 seguindo-se, em terceiro lugar, o Museu Nacional de Arqueologia, com 126.140 visitantes. No que diz respeito aos palácios nacionais, o mais visitado é claramente o de Sintra, com 372.932 visitantes, seguido do Paço dos Duques, com 249..442.


Neste Dia Internacional dos Museus há ainda a a destacar a credenciação, pelo IMC de 10 novos museus na Rede Portuguesa de Museus .


A cerimónia terá lugar hoje, a partir das 16 horas, no Museu Regional de Beja. Além deste, vão entrar na rede o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo (Câmara Municipal de Mação), o Museu da Indústria de Chapelaria (Câmara Municipal de S. João da Madeira), o Museu Marítimo de Ílhavo (Câmara Municipal de Ílhavo), o Museu Municipal de Estremoz (Câmara Municipal de Estremoz), e o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo (Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo).


Também integram este grupo o Museu do Convento dos Lóios (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), o Museu Municipal de Coimbra (Câmara Municipal de Coimbra), o Museu da Luz (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A.) e o Museu da Carris (Companhia de Carris de Ferro de Lisboa).


"Esse era um objectivo muito importante dentro do planeamento estratégico [do IMC] e está agora concretizado", avaliou João Brigola, comentando que esta entrada surge num ano em que a RPM comemora uma década de existência.


O director do IMC, João Brigola, revelou que existe ainda uma lista de mais de 60 candidatáveis que aguardam credenciação, "o que dá a ideia de um fôlego muito grande, de uma adesão extraordinária que a RPM está a ter ao fim de dez anos de existência".


Recorde-se que a Rede Portuguesa de Museus (RPM), um sistema de museus credenciados, foi criada em 2000.


Fonte: JN

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer