} Galeriacores Cartoon Notícias: 50 anos de Cristo Rei

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


50 anos de Cristo Rei

50 YEARS INAUGURATION: PORTUGUESE CHRIST THE KING SHRINE AND GIANT STATUE
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.


Ocorre a 17 de Maio de 2009 o cinquentenário da inauguração do Santuário a Cristo Rei, em Almada, na diocese de Setúbal. Um Simpósio sobre o exercício criativo da solidariedade, em tempo de crise, a visita da imagem da Capelinha das Aparições e celebrações que recriam a inauguração do Monumento são os acontecimentos que assinalam a data.

Para além do programa já divulgado, estas celebrações vão ter mais um ponto alto, a geminação do Cristo Rei com o Santuário homónimo do Corcovado, no Rio de Janeiro (Brasil). Nas celebrações, em Almada, vai estar presente o arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta. Em Outubro, vai ser a vez da delegação portuguesa se deslocar ao Brasil.

Como refere a Conferência Episcopal Portuguesa na Nota que publicou para esta ocasião, "perante a cruenta guerra civil na vizinha Espanha e o crescimento do desprezo por Deus, o monumento era acto de desagravo, mas sobretudo expressava gratidão a Cristo por Portugal gozar de paz e incentivava a exigência de um ressurgimento nacional inspirado, na linha da tradição, em Jesus Cristo, único Senhor".

Fundamental para o avanço da concretização da ideia foi, segundo os Bispos, "o movimento espiritual, dinamizador dos católicos para a adesão e para a partilha de bens, necessárias para levar a bom termo a iniciativa do Episcopado".

"Sem a Acção Católica, com a sua mística do reinado social de Cristo, e o Apostolado de Oração, promotor da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a ideia da erecção do Monumento não avançaria", pode ler-se na nota.

"O Monumento, amplamente visível, que nos apresenta Cristo de coração e braços abertos, é um sinal eloquente da verdadeira imagem de Deus: humano e acolhedor, manso e humilde, um Deus que ama infinitamente a cada pessoa e a toda a humanidade", assinala a Conferência Episcopal Portuguesa.

Celebração

As comemorações dos 50 anos do Monumento de Cristo Rei terão um programa "rico e variado". Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Sezinando Alberto, Reitor do Santuário de Cristo Rei recorda a realização do concurso a nível nacional - para crianças, jovens e adultos - que abrange escultura, pintura, fotografia e poesia sobre o tema "Jesus Cristo: um Homem de Paz".

A publicação de dois livros sobre o Cristo Rei é outra iniciativa que marca esta celebração. "Peregrinos de Cristo Rei" da autoria do Pe. Sezinando Alberto e outro sobre a história dos 50 anos de Cristo Rei.

É no contexto da espiritualidade reparadora que o Santuário de Cristo Rei propõe que as relíquias de Santa Margarida de Maria Alacoque visitem o as dioceses de Portugal entre os dias 7 de Maio a 25 de Junho. Vindas do Mosteiro de Paray le Monial, França, local onde Jesus transmitiu, através desta religiosa, a mensagem do Seu amor e misericórdia, simbolizados no Coração.

“A vinda das relíquias tem como principal objectivo despertar nas Comunidades Cristãs a (re)des-coberta da mensagem do Sagrado Coração de Jesus, que é sobretudo uma mensagem de paz, de amor e de reconciliação. Mensagem esta que é visualizada na imagem de Cristo Rei de Almada”, refere-se em http://www.cristorei.pt/

As celebrações e peregrinações previstas para os dias 16 e 17 serão as que marcarão os 50 anos da inauguração do Monumento ao Cristo Rei.

No Patriarcado de Lisboa, a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, como aconteceu há 50 anos, termina com a celebração na Praça do Comércio e a procissão fluvial para Almada. Nesta cidade da Diocese de Setúbal, as celebrações terminam com a missa presidida pelo Bispo da Diocese, na manhã do dia 17, e, durante a tarde, a celebração aniversária, presidida pelo Enviado do Papa, Cardeal Saraiva Martins.

Selos e Exposições

Associando-se ao Cinquentenário, os CTT emitem uma edição de selos alusivos aos 50 anos de Cristo Rei. Serão selos para correio nacional normal (0,32 euros), correio europeu (0,68 euros) e para encomendas até 2Kg (2,48 euros).

Nos dias 14 a 30 de Maio estará patente no Almada Fórum a «Exposição comemorativa do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei». Para esta exposição, além da colaboração do próprio Santuário, conta-se também com a colaboração do Museu da Cidade, naquela que será uma oportunidade para dar a conhecer o Santuário a um grupo muito vasto e diversificado de pessoas. No dia 22 de Novembro de 2009 - Solenidade Litúrgica de Cristo Rei - está a ser organizada uma homenagem a todos aqueles que directamente contribuíram para a edificação do projecto do Santuário de Cristo Rei.

Em Janeiro do próximo ano haverá um congresso, em Almada, sobre a Paz. E no encerramento das celebrações está prevista uma cantata a Cristo Rei com música do Cón. Ferreira dos Santos e letra de D. Carlos Azevedo.

Dossier Cristo Rei

Com o aproximar da celebração, a Agência ECCLESIA publica um dossier que mais do que recordar razões de edificação do Cristo Rei, procura perceber o que, em tempo de crise, este aniversário pode trazer aos portugueses. Se há 50 anos o Cristo Rei foi construído para agradecer a Deus Portugal sido poupado da II Guerra Mundial, em tempo de dificuldades económicas, financeiras e sociais, o que pode a celebração dos 50 anos do Santuário do Cristo Rei representar?

Solidariedade

No dia 15 de Maio, no Simpósio «Reinventar a Solidariedade (em tempo de crise)», a Conferência Episcopal Portuguesa convoca "todos os cidadãos para uma reflexão alargada e profunda sobre o futuro da solidariedade e o modelo de desenvolvimento das sociedades hodiernas". João Meneses refere à Agência Ecclesia que "mais do que encontrar formas de ultrapassar a actual crise, pretende-se debater premissas, ideias e iniciativas que possam contribuir para um modelo de desenvolvimento mais humano e solidário". Sobretudo pelo compromisso de cada um, porque "nunca haverá cidadania nacional, europeia ou mundial enquanto cada um de nós não se envolver no seu prédio, na sua rua, no seu bairro, na sua paróquia, na sua escola".

"O desafio, para o qual se convocam todos os cidadãos, é o de se encontrarem novos modos e expressões para a solidariedade, ou seja, para que cada um de nós, individual e colectivamente, seja capaz de reinventar a solidariedade. Solidariedade entendida como expressão de Amor pelo próximo, mas também por todas as formas de vida e pelas futuras gerações", refere o
Comissário do Simpósio em artigo de opinião publicado pela Agência ECCLESIA.

O Reitor do Santuário do Cristo Rei, assume, num artigo publicado, que as celebrações dos 50 anos pretendem “relançar os grandes princípios que estiveram na sua origem, adaptados ao mundo actual”. Chegar a crianças, jovens, idosos e a todas as famílias, é o objectivo desta celebração para que “num mundo marcado pela crise, sintam o abraço terno de Deus, o único que nos dará aquela paz necessária ao nosso equilíbrio interior, para podermos ultrapassar as dificuldades da vida”.

Também
Francisco Sarsfield Cabral, da Rádio Renascença, aponta que o Evangelho tem “uma palavra decisiva a dizer sobre a crise, porque a tem sobre a vida”.

“É hoje consensual que na raiz da presente crise global está um enorme desprezo por valores éticos de fundo”. O ex-director de informação da Renascença recorda num artigo de opinião que é o compromisso com a “solidariedade que o cristianismo impõe”, pois o “Evangelho proíbe a resignação face à injustiça”.

Outros artigos que integram o dossier da Agência ECCLESIA traçam a história da construção do Santuário e a devoção a Cristo Rei, promovida pelo Papa Pio XI que instituiu a festa litúrgica.

Programa do cinquentenário:

Lisboa
Sábado, 16 de Maio

11:00 - Visita de Nossa Senhora de Fátima aos Doentes Hospital da Estefânia

11:30 - Memória de Jacinta passagem Igreja Paroquial de Anjos

12:00 - Chegada da Imagem de Nossa Senhora - Tempo de Oração Igreja de São Nicolau

14:00 - Concentração da multidão Praça do Comércio

15:30 - Recepção a Nossa Senhora e recitação do Terço Praça do Comércio

17:00 - Missa presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo Praça do Comércio

19:00 - Cortejo de embarcações no Tejo, acompanhando a Imagem de Nossa Senhora para Almada Rio Tejo

Almada

20:00 - Procissão de velas Cacilhas

22:00 - Vigília nocturna Igreja Paroquial de Almada

Domingo, 17 de Maio

10:00 - Missa presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis Igreja Paroquial de Almada

11:00 - Visita da Imagem de Nossa Senhora à Associação Vale de Acór Almada

12:00 - Tempo de Oração Seminário de Almada

13:30 - Com Nossa Senhora e Relíquias de Santa Margarida a caminho de Cristo Rei Procissão nas ruas de Almada

16:00 - Celebração Aniversaria do Cinquentenário presidida pelo Enviado Especial de S. S. o Papa Bento XVI, Cardeal D. José Saraiva Martins, Santuário de Cristo Rei

Notícias relacionadas



Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer