Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Portugal apreendeu 28,4% da cocaína apreendida na Europa, em 2006, revelam estatísticas de um relatório da ONU contabilizando um total de 35 toneladas deste estupefaciente no nosso país.
O relatório "World Drug Report 2008", elaborado pela agência das Nações Unidas para a Droga e o Crime organizado (UNDOC), refere que as apreensões de droga no interior das fronteiras nacionais duplicaram entre 2003 e 2006, passando de três para sete toneladas (t), em 2004, 18 t no ano seguinte e 35 t em 2006.
Na Europa, apenas a Espanha supera o volume de apreensões realizadas no mesmo ano, com 49,7 toneladas ou cerca de 41% do total apreendido em 2006 na Europa.
O documento confirma que o aumento das apreensões em Portugal está ligado à importância crescente das rotas de tráfico que passam por países lusófonos da África Ocidental, em particular a Guiné-Bissau e Cabo Verde e, em menor escala, Angola e São Tomé e Príncipe.
A mesma fonte refere que 99% da droga destinada a Portugal, em 2007, transitou por águas africanas, sobretudo envolvendo embarques a partir de portos no Senegal e Guiné-Bissau.
O documento que será apresentado e discutido esta semana numa reunião do organismo, em Viena, alerta para o risco de aproveitamento (pelo cartéis da droga) da actual fragilidade do sector bancário.
O mercado mundial de estupefacientes representa mais de 320 mil milhões de dólares ilegais por ano, de acordo com estimativas da organização para o tráfico ilegal.
Este dinheiro dos cartéis da crime precisa de ser branqueado e constitui uma ameaça séria para muitas instituições do sector bancário que lutam por obter liquidez.
Fonte: Dinheiro DigitalEtiquetas: apreensões, Cartoon, Cocaína, dinheiro, Droga, forças policiais, Galeriacores, gif, Polícia, Tráfico, World Drug Report