Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O ser humano já sabia como controlar o fogo há 790 mil anos atrás, uma capacidade que permitiu aos antepassados do homem emigrar de África para a Europa, indica um novo estudo citado pela agência Lusa.
Numa expedição arqueológica próximas do rio Jordão, investigadores da Universidade de Israel analisaram pedras de silex e concluíram que as civilizações antigas aprenderam a criar fogo, sem terem que depender da natureza.
Citada pela Reuters, a arqueóloga Nira Alperson-Afil explicou que as marcas encontradas no silex evidenciam uma habilidade em fazer fogo, embora se desconheça o método utilizado.
No entanto, o facto das pistas terem sido encontradas no vale do rio Jordão, rota entre a Europa e África, revelam que o local foi um ponto de passagem, de migração do Homem de sul para norte.
«Uma vez dominado o fogo, conseguiam luz, aquecimento e protecção contra predadores e sentiam-se seguros o suficiente para se aventurarem por territórios desconhecidos», disse a investigadora.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: civilizações, controlar, fogo, silex