} Galeriacores Cartoon Notícias: Chuva de estrelas

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 15 de agosto de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Chuva de estrelas

Meteor Showers
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.


A chuva de meteoros das Perseidas, uma das mais significativas do ano, atingiu seu auge na madrugada desta sexta-feira. Segundo a Sociedade Astronômica Real, da Grã-Bretanha, até cem meteoros puderam ser vistos riscando o céu a cada hora. Mas, até este fim de semana, ainda será possível observar no céu um número bem maior do que o normal das chamadas estrelas cadentes, preveem cientistas. Isso porque, desde o fim de julho, a Terra atravessa uma larga trilha de poeira e destroços deixada para trás pelo cometa Swift-Tuttle, que a cada 133 anos, aproximadamente, visita a região interna do Sistema Solar em sua longa órbita ao redor do Sol. Sua última passagem foi registrada em 1992 e a próxima está prevista para 2126, quando deverá passar tão perto do planeta que será visível a olho nu.


Veja a fotogaleria do espetáculo de estrelas Perseidas no mundo


Assista ao vídeo da BBC das imagens captadas pelo leitor Scott Thomasem Surrey, no sul da Grã-Bretanha


No Rio de Janeiro, a constelação aparece apenas de madrugada , bem próxima do horizonte, na direção norte-nordeste. Os melhores lugares para ver a chuva são a mureta da Urca (procure olhar para o fim da POnte Rio-Niterói) e no início do Aterro do Flamengo (volte-se para a direção da pista do Aeroporto Santos Dumont.


O nome da chuva de meteoros vem da constelação de Perseu, dentro da qual fica um ponto imaginário, chamado radiante, de onde os riscos no céu aparentam vir. Como Perseu é uma constelação típica do Hemisfério Norte, o show das Perseidas não é tão impressionante na parte sul da Terra. Ainda assim, o fenômeno poderá ser visto no Brasil. No Rio, nas próximas madrugadas, deve-se procurar próxima ao horizonte, na direção norte-nordeste, uma constelação na forma de um "W" (Cassiopeia). Perseu e o radiante das Perseidas estarão logo abaixo e à direita. Outra dica é procurar a constelação das Plêiades, também conhecidas como "As sete irmãs". Neste caso, Perseu e o radiante estarão abaixo e à esquerda.


- Perseu vai estar muito baixo no horizonte para nós, mas ainda assim vamos conseguir ver a chuva de meteoros. A primeira coisa a se fazer é procurar um lugar com uma vista livre do horizonte na sua direção, sem prédios ou montanhas - indica Leandro Guedes, astrônomo da Fundação Planetário do Rio.


Mas ter a vista livre - e sem nuvens - não basta para melhor aproveitar o espetáculo. Também deve-se procurar um lugar afastado das cidades, ou então um com o mínimo de poluição luminosa possível. Evite ficar perto de postes de luz, refletores ou outras fontes que atrapalhem a gradual adaptação dos olhos à escuridão, que pode levar até uma hora.


Outra dica é encontrar uma posição confortável para observar a chuva, que neste caso, por ter o radiante próximo do horizonte, deverá ser sentado ou em pé. Mais uma boa estratégia é escolher uma estrela não muito brilhante próxima do radiante e fixar seu olhar nela. Com o tempo, as demais estrelas parecerão "sumir", o que tornará mais fácil notar alterações no céu, que serão justamente os meteoros riscando a atmosfera.


De acordo com o astrônomo, para os brasileiros as chuvas de meteoros mais interessante de se ver ainda vão acontecer este ano. São elas as Orionídeas, em outubro, e a chuva dos Leonídeos, em novembro. Em ambas, porém, a taxa costuma ser bem menor que nas Perseidas, em geral de 25 a 30 por hora. O espetáculo da chuva de estrelas cadentes, que teve seu ápice na madrugada desta sexta-feira, ...


Fonte:- O Globo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer