Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A NASA está prestes a lançar um novo projecto. O observatório Kepler vai viajar durante três anos e meio à procura de vida em planetas similares ao da Terra, segundo avança o site 20 minutos.
A NASA procura com esta missão planetas semelhantes à Terra, embora os cientistas tenham praticamente excluída a hipótese de existência de planetas com actividade biológica idêntica à do nosso. O principal objectivo será estudar os planetas fora do sistema solar, isto é, que não girem à volta do sol.
O início da investigação será na próxima sexta-feira, quando o observatório Kepler partir do Cabo Cañaveral, na Flórida.
Segundo Jon Morse, director de astrofísica na agência espacial em Washington, o Kepler é um elemento crucial dos esforços da NASA para estudar e encontrar planetas com características semelhantes às da Terra. Poderá também ajudar a planear outras missões num futuro a médio prazo.
Kepler poderá estudar as estrelas de uma forma constante ao longo de toda a sua missão, algo que outros observatórios como o Hubble não podem fazer.
A viagem de três anos e meio iniciará a busca da «minúscula» região de Cygnus- Lyra, que contém ao seu redor 100.000 estrelas semelhantes ao nosso sol.
O telescópio de Kepler pode detectar mudanças de brilho das estrelas e as imagens transmitidas serão captadas por uma câmara com uma resolução de 95 megapixéis. Kepler poderá captar, por exemplo, a partir do espaço uma mudança de luz provocada por uma pessoa que passe à frente de um farol.
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: Cygnus- Lyra, Espaço, extraterrestre, Flórida, Hubble, Kepler, Missão, NASA, observatório, projecto