Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Barack Obama mudou-se mais cedo para Washington com a família, mas por enquanto só verá a Casa Branca pela janela de um hotel do século XIX que, segundo a crença popular, se encontra assombrado, noticia a «Globo».
O futuro presidente dos EUA chega esta segunda-feira à capital, acompanhado pela mulher Michelle e pelas filhas Sasha, de 10 anos, e Malia, de 7, que hoje iniciam as aulas, tal como todas as crianças de Washington.
As duas menores irão frequentar o elitista colegío Sidwell Friends, por onde também passou Chelsea Clinton, filha do ex-presidente.
Obama queriam casa oficial
A casa temporária do casal será o Hay-Adams Hotel, um luxuoso edifício renascentista , onde uma noite chega a custar 6 mil dólares, com casas de banho em márnore e lençóis italianos.
A família Obama ainda pediu autorização ao casal Bush para ocupar a Casa Blair, uma residência oficial de convidados situada do outro lado da rua da Casa Branca, mas tal apenas seria viável a partir de 15 de Janeiro, dado que até essa data a casa está reservada para «recepções e reuniões» de despedida dos membros do actual governo.
Assim sendo, os Obama ficarão no hotel até cinco dias antes da tomada de posse, agendada para 20 de Janeiro. O Hotel Hay-Adams encontra-se a um quarteirão de distância da Casa Branca, estando dela separado pelos carvalhos e pela estátua equestre do ex-presidente Andrew Jackson, que formam o Parque Lafayette.
Hotel assombrado
O edifício foi construído em 1928 e recebeu os nomes de John Hay, assistente privado do presidente Abraham Lincoln e secretário de estado, e de Henry Adams, um escritor e professor da Universidade de Harvard que era descendente dos presidentes John Adams e John Quincy Adams.
Ambos possuiam casas no mesmo lugar onde depois se ergueu o Hay-Adams.
De acordo com a crença popular, a mulher de Henry Adams, Marian Hooper Adams, uma senhora da alta sociedade conhecida como «Trevo», entrou em depressão e suicidou-se em Dezembro de 1885, tendo ingerido cianureto de potássio.
O seu continuaria a vaguear pela casa, abrindo portas, sussurando o nome dos empregados e abrançando-os. Há quem garanta que já a ouviram perguntar em pranto: «O que deseja?».
Fantasmas da crise e almoço com Bush
Tudo indica que os Obama não terão razão para temer as aparições fantasmagóricas, já que estas costumam ocorrer no início de Dezembro, por altura do aniversário da morte. O novo presidente terá outros fantasmas mais reais com que se preocupar, a começar pela forte crise económica e financeira.
Esta quarta-feira, Obama vai almoçar na Casa Branca com George W. Bush, que também convidou os seus antecessores Bill Clinton e Jimmy Carter.
Fonte da notícia:
IOL DiárioEtiquetas: aparição, assombrado, Barack Obama, espíritos, fantasmas, Hay-Adams, hotel, Marian Hooper Adams, Washington DC