O nome de Wilhelm Röntgen provavelmente não diz nada à maior parte da população, mas já quase toda a gente deve ter utilizado a descoberta que o físico alemão fez a 8 de novembro de 1895: os raios X .
Pelo menos assim o indicam os números, segundo a Organização Mundial de Saúde todos os dias são feitos 10 milhões de raios X por dia no mundo. Uma estimativa da Direção-Geral de Saúde diz que em Portugal se fazem 10 milhões por ano.
Graciano Paulo, professor coordenador de Radiologia na
O
Ver além da pele
Há 115 anos, Wilhelm Röntgen percebeu, enquanto fazia experiências com descargas elétricas, que havia uma substância que tinha a capacidade de atravessar a matéria e provocar o enegrecimento de placas com
A mão de mulher de Röntgen foi a primeira radiografia tirada
Perante a descoberta, o físico alemão chamou a mulher para cobaia e testou na sua mão o que tinha descoberto, tirando-lhe a primeira radigrafia da História.
Com a radiografia à mão da mulher de Wilhelm Röntgen estavam dados os primeiros passos dos raios X. Os novos raios criaram o diagnóstico pela imagem e a evolução ao longo do anos tornou possível exames como a mamografia e a anxiografia. Hoje em dia, com a ajuda dos raios X pode tratar-se um grande conjunto de doenças sem ser necessário recorrer à cirurgia, como colocar dentes nos vasos sanguíneos.
As conclusões de Wilhelm Röntgen tornaram-se conhecidas a 28 de dezembro de 1895, quando o físico alemão publicou o artigo "Sobre uma nova espécie de raios", que viria a ser apresentado e discutido na Academia de Ciências.
Pai da Radiologia
Apesar da importância da descoberta, o "pai da Radiologia" preferiu que os raios não tivessem o seu nome, atribuindo-lhes sempre a designação de X, muito utilizada na Matemática para algo que não é conhecido.Nascido na Alemanha em 1845, Wilhelm Röntgen viveu desde pequeno com a família na Holanda. Depois de se ter doutourado na
Nas comemorações dos 115 anos da descoberta dos raios X, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra realiza nos próximos dias 19 e 20 um congresso sobre radiologia .
Fonte da notícia: Expresso

Sem comentários:
Enviar um comentário
Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.