Woman journalist gets 40 whippings for wearing pants in Sudan
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Lubna Ahmed al-Hussein, jornalista sudanesa, poderá ser condenada a uma pena de 40 chicotadas por vestir-se de forma “indecente”. Lubna encontrava-se num restaurante na capital sudanesa, Cartum, quando as forças policiais prenderam todas as mulheres que usavam calças.
Acusadas do crime de ofensa à ordem moral e pública, dez das 13 mulheres detidas declararam ser culpadas e submeteram-se à pena de dez chicotadas, executada no momento.
A maioria das mulheres é de religião cristã ou animista, originárias do Sul do Sudão. No entanto, a Lei Islâmica, que prevê 40 chicotadas para quem se veste de forma “indecente”, não se aplica a não muçulmanos, mesmo que estejam presentes em territórios de maioria islâmica, como o norte do país, onde fica Cartum.
“Eu tinha vestido umas calças e uma blusa tal como as mulheres que foram chicoteadas. Não havia diferença”, afirma a jornalista. Diz ainda que algumas das acusadas optaram por não aceitar a pena na altura sem antes falar com os seus advogados.
Lubna Ahmed al-Hussein é uma conhecida jornalista que escreve semanalmente para jornais sudaneses e participa numa missão das Nações Unidas no Sudão. Lubna convidou a imprensa estrangeira a assistir ao seu julgamento, caso seja condenada publicamente, como forma de protesto contra a legislação sudanesa.
Fonte: Público.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.