segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ensaio nuclear da Coreia do Norte

NORTH KOREA'S NUCLEAR BLAST

Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso um novo ensaio nuclear subterrâneo. De acordo com a agência KCNA este teste é mais forte que aquele realizado em Outubro de 2006 e que conduziu a uma crise internacional.

As autoridades sul-coreanas revelaram que detectaram um abalo na cidade de Kilju, a nordeste de Pyongyang, enquanto o Instituto norte-americano de estudos geológicos (USGS) confirmou ter detectado um abalo de magnitude 4,7 na Coreia do Norte, De acordo com o USGS o abalo foi sentido a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.

Os Estados Unidos da América estão neste momento a analisar a situação e revelaram que o abalo que o USGS detectou é compatível com um ensaio nuclear. "As tentativas da Coreia do Norte em desenvolver armas nucleares, bem como o seu programa míssil balístico, representam uma forte ameaça à paz e segurança internacionais", defendeu em comunicado o presidente Barack Obama.

Por outro lado, a Rússia manifestou-se apreensiva em relação ao ensaio atómico. "É uma violação flagrante da resolução das Nações Unidas", comentou Bill Rammell, secretário de Estado britânico dos Negócios Estrangeiros.O Japão reagiu manifestando o interesse em participar numa reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O regime comunista de Pyongyan já tinha ameaçado recorrer a um novo ensaio atómico, depois de ter sido condenado pela ONU por ter disparado um foguete de longe alcance que passou por cima do Japão.

"É um momento muito inquietante", declarou a Comissária Europeia das Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner.

A Rússia, as duas Coreias, o Japão, a China e os Estados Unidos são os países envolvidos das negociações a seis, com a missão de convencer o regime de Pyongyang a abandonar o programa de armamento nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU deverá reunir-se esta tarde, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.