sexta-feira, 24 de abril de 2009

Papa diz que a cobiça está na origem da actual crise económica

COVETING IS AT THE ROOT OF OUR WORLD ECONOMIC CRISIS
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Bento XVI considerou que a “cobiça” está na origem da actual crise financeira e económica que atinge todo o mundo.

O Papa falava no Vaticano, durante a audiência geral desta semana, numa catequese sobre São Ambrósio Autpert, que nasceu séc. VIII, na região de Provença, França.

“No coração do homem, todos os vícios nascem da mesma raíz, a cobiça” e “desta raiz da cobiça nasceu” a actual crise, disse Bento XVI.

Ressaltando que o Santo em causa é uma figura “pouco conhecida”, o Papa apresentou São Ambrósio Autpert, que foi mestre do futuro Imperador Carlos Magno. “Posteriormente viajou para a Itália e ingressou no mosteiro beneditino de São Vicente, no ducado de Benevento, onde foi ordenado sacerdote no ano 761 e eleito abade. Por causa das tensões internas, foi destituído desse cargo pouco tempo depois. Faleceu a 30 de Janeiro do ano 784".

Bento XVI sublinhou que Santo Ambrósio foi autor de obras de grande conteúdo teológico, ascético e moral, e a mais importante delas foi um comentário em dez volumes sobre o livro do Apocalipse.

"Durante muito tempo, os seus escritos foram atribuídos a outras pessoas, como Santo Ambrósio de Milão ou Santo Ildefonso de Toledo. Pelo seu grande amor à Mãe de Deus e as suas luminosas reflexões, é considerado como o primeiro mariólogo do Ocidente. É um autêntico mestre de vida cristã e convida a aprofundar seus preciosos ensinamentos", assinalou.

No final da audiência, o Papa recebeu um grupo de jovens do centro romano São Lourenço por ocasião do 25.° aniversário da entrega da Cruz dos Dias Mundiais da Juventude, por João Paulo II.

Desde então a cruz não deixou de viajar pelo mundo, visitando, sobretudo, os países em que se realizaram Jornadas Mundiais da Juventude, mas levando um sinal de esperança também a outros lugares, como o continente africano, onde foi acolhida por milhares de jovens. Desde 2003, a cruz é acompanhada por um ícone de Maria.

O Papa falou ainda aos peregrinos de língua portuguesa, “com votos de que esta romagem fortaleça a vossa adesão a Jesus Cristo e o desejo de o fazer amar na própria casa e na sociedade”.



Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.