sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Durão Barroso no «top-10» dos mais influentes

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, surge entre os dez líderes mundiais mais populares e influentes, numa lista encabeçada pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, segundo um inquérito da empresa de pesquisa de opinião Harris Interactive.

O «barómetro de líderes mundiais», realizado em parceria com o International Herald Tribune e a France 24, em seis países - Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido - «testou» tanto a popularidade dos dirigentes, como a percepção que a opinião pública tem da sua influência, juntando depois os dois indicadores para estabelecer um «ranking».

Combinando os dois indicadores, Barack Obama surge em primeiro lugar, à frente do líder espiritual tibetano Dalai Lama e da chanceler alemã, Angela Merkel, enquanto José Manuel Durão Barroso ocupa a nona posição, à frente do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que encerra a lista dos dez primeiros.

O «top 10» inclui ainda o Presidente francês, Nicolas Sarkozy (em quarto lugar), o Papa Bento XVI (quinto), o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair (sexto) e o actual chefe do governo do Reino Unido, Gordon Brown (sétimo),e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin (oitavo).

Obama, que tomou posse no mês passado, lidera tanto os «rankings» de popularidade, à frente do Dalai Lama e de Merkel, como de influência, neste caso à frente de Putin (segundo) e Sarkozy (terceiro), surgindo Durão Barroso no décimo posto entre os líderes mais populares e no nono entre os mais influentes.

O inquérito, cujos resultados foram hoje divulgados, foi levado a cabo entre 08 e 19 de Janeiro junto de 6.299 adultos nos seis países.





Fonte: IOL Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.