sábado, 13 de setembro de 2008

Microchip faz 50 anos

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.

O microchip, uma das pedras filosofais do nosso tempo, faz cinquenta anos, noticia a BBC. No dia 12 de Setembro, de 1958, Jack Kilby, um engenheiro da empresa Texas Instruments, apresentou pela primeira vez ao mundo um microchip, o circuito integrado.

O dispositivo consistia numa liga de germânio com um transístor e outros componentes colocados numa placa de vidro. Hoje, cinquenta anos depois, podemos encontrar microchips em cartões de crédito, microondas, computadores, carros, semáforos e em muitos objectos que utilizamos no dia-a-dia.

Tudo começou quando Jack Kilby, recém-chegado à empresa, tentou resolver o problema de como conectar um grande número de componentes electrónicos em circuitos elaborados de maneira rentável e eficaz. O investigador descobriu que todos os componentes poderiam ser produzidos com o mesmo material semicondutor, o germânio, hoje em dia substituído pelo silício.

Kilby criou a primeira calculadora de bolso e em 2000 recebeu o prémio Nobel da Física.

Este ano, a indústria de semicondutores produziu mais de 267 milhões de circuitos integrados. Os especialistas calculam que este número aumentará pata 330 milhões, em 2012.

Fonte da notícia: IOL Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.