segunda-feira, 17 de março de 2008

A guerra do Iraque: cinco anos depois

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this photo and wait a few seconds.
Azores, Açores, viagens, turismo, Deus, Jesus Cristo, Igreja

.O ex-presidente da República Mário Soares disse este sábado em Elvas que «a situação do Iraque criada pelos Estados Unidos, e em parte pela Europa, foi mais do que um erro, foi um crime irreparável», escreve a Lusa.

«Tomei posição contra a guerra do Iraque mesmo antes da cimeira dos Açores», destacou o ex-Chefe de Estado.

Mário Soares proferiu uma conferência intitulada «situação política internacional» no auditório de S. Mateus em Elvas, no âmbito da inauguração da exposição «Sobre o ataque e a defesa» este sábado, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

«Uma desculpa para atacar o Iraque foi acabar com o terrorismo», observou Soares lembrando que, «pelo contrário, a invasão do Iraque veio reforçar o terrorismo islâmico em vez de o combater».

Esta situação, adiantou, «criou uma crise gravíssima nos Estados Unidos difícil de reparar e teve reflexos muito negativos na União Europeia».


Coligação internacional, «uma vergonha inapagável» Lembrou ainda o momento da decisão da coligação internacional, a que chamou «a tristíssima cimeira dos Açores» que foi «uma vergonha inapagável para todos os que nela participaram», sem referir o nome de Durão Barroso.

«Hoje o mundo e o Ocidente em particular atravessam uma fase de transição e de grande insegurança, daí a imprevisibilidade dos próximos tempos», referiu.

Fazendo uma abordagem económica do panorama mundial, o ex-presidente considerou que «estamos à beira de uma recessão económica internacional que começou na América e que se está a reflectir na União Europeia e no resto do mundo».

Muito crítico em relação a política internacional de Bush, Mário Soares considerou que «a América apostou no unilateralismo mas já reconheceu que não o pode fazer» e que «o Império americano, como tal, está em vias de desaparecer».

Fonte da notícia: Portugal Diário

2 comentários:

  1. Sou da mesma opinião que este senhor... Que grande erro essa guerra!. Que vergonha essa foto onde nós Portugueses somos afitriões duma cimeira de guerra. Aparecemos ao lado dos poderosos, alguma vez fomos tidos ou achados para alguma coisa?...

    ResponderEliminar
  2. Foi de facto um erro tremendo,a morte a milhares de inocentes, um crime irreparável como diz o Senhor Dr. Mário Soares. Além disso será infelizmente também, para vergonha de todos nós, um marco sangrento a manchar a nossa história portuguesa.

    ResponderEliminar

Diga-nos o que pensa sobre esta notícia e respectivo cartoon.