A ilha de S. Miguel dispõe de 22 dos 50 percursos pedestres classificados nos Açores, nos termos de um Despacho da Secretaria Regional da Economia, hoje publicado em Jornal Oficial.
A classificação desses trilhos, cuja preservação tem em vista o seu uso para passeios a pé, nomeadamente pelos turistas, foi proposta pela Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres da Região, com base num diploma aprovado em 2004 pelo Parlamento açoriano.
Para a sua inclusão na lista de trilhos classificados, essas vias, que consistem em “veredas e atalhos construídos ao longo de séculos pelas populações” ou abertos com o propósito específico de proporcionar o acesso à fruição de espaços com especial qualidade ambiental, beleza de paisagem e diversidade de fauna e flora, têm de dispor de sinalização e de condições de manutenção fixadas pela legislação aplicável.
Da comissão encarregada de propor a classificação dos percursos pedestres da Região fazem parte representantes de vários departamentos do Governo, da Associação de Municípios, da Associação Nacional de Freguesias e da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, entre outros.
Na lista de trilhos classificados nos Açores, Faial e Pico dispõem de cinco cada, S. Jorge e Flores de quatro, Graciosa e Santa Maria de três e Terceira e Corvo de dois.
Em alguns desses percursos decorrem, ainda, trabalhos de manutenção e sinalização.
GaCS/AP