} Galeriacores Cartoon Notícias: Maio 2012

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 6 de maio de 2012

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Feliz Dia da Mãe

Happy Mother's Day

O Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, é assinalado hoje, 6 de Maio, em vários países do mundo, com o objectivo de homenagear todas as progenitoras, vivas e já falecidas, e demonstrar o amor dos filhos por elas.

A efeméride, celebrada em datas diferentes, teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.

Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.

Quando a sua mãe morreu, 1904, decidiu-se também homenagea-la chamando a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães.

Três anos depois, a 09 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a senhora Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade.


Ao longo dos anos enviou mais de 10 mil cravos para a igreja de Grafton, encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas.

Face à aceitação geral, Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que, em 1911, foi celebrado quase todos os Estados norte-americanos. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson oficializou a data, 9 de Maio.

Apesar de ter passado quase um século, o amor é o mesmo que é celebrado actualmente, de maneiras e em datas diferentes.

Em Portugal e em algumas das suas ex-colonias este dia já foi comemorado a 8 de Dezembro (Dia da Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Portugal). Actualmente é celebrado no primeiro domingo de Maio, em homenagem a Maria, mãe de Cristo.

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", facto que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de Maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

Em Roma, o dia da Mãe era celebrado em honra de Cybele, a mãe dos deuses romanos, mesmo 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Muitos países celebram a efeméride em datas fixas: a Grécia comemora a 3 de Março, a Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia e Moldavia a 8 de Março, o Egipto, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait a 21 de Março e o México, Guatemala, Bahrein, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar e Singapura comemoram a 10 de Maio.

Outros comemoram em datas variáveis. Por exemplo, Angola, Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha e Moçambique comemoram no primeiro domingo de Maio, África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá,Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Turquia, EUA e Venezuela assinalam no segundo domingo de Maio.

Argentina e Bielorrússia comemoram no terceiro domingo de Maio, enquanto a França comemora no último domingo de Maio (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho).


Fonte: AngolaPress


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer