} Galeriacores Cartoon Notícias: maio 2010

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 30 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Festival Eurovisão da Canção 2010

Lena singing SATELLITE at Eurovision's Song Festival wins in Germany
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A Alemanha venceu a 55.ª edição do Festival da Eurovisão, o representante espanhol repetiu a sua actuação depois de um espontâneo ter invadido o palco
O homem que invadiu o palco durante a actuação do cantor espanhol Daniel Diges é conhecido por Jimmy Jump e saltou para a fama durante o Euro 2004, depois de ter entrado em campo para entregar uma bandeira da Catalunha a Luís Figo.


Em Portugal não se repetiu o jogo ao contrário do que aconteceu no Festival da Eurovisão. Espanha regressou ao palco da Telenor Arena, em Oslo (Noruega) para repetira sua canção. O que, no entanto, não se reflectiu em mais votos. 'Soy Pequenito', nome do tema com que foram a votos, ficou em 15.º lugar.


A canção portuguesa, 'Há Dias Assim', interpretada por Filipa Azevedo e da autoria do jornalista Augusto Madureira, ficou 18.º lugar, entre os 25 finalistas.


Portugal somou um total de 43 pontos, sendo França (8 pontos), Alemanha (6), Espanha (6), Letónia (6), Suíça (5), Dinamarca (4), Arménia (4), Sérvia (2), Islândia (1) e Malta (1) os países que votaram na canção lusa.


A grande vencedora foi 'Satellite', da Alemanha, cantado pela jovem Lena Meyer-Landrut, de 19 anos. O país só tinha vencido uma vez a competição europeia, em 1982. Turquia e Roménia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.


O voto foi apurado através de televoto (50%) e da escolha de um júri especializado (50%).


De acordo com a Lusa, o Festival da Eurovisão foi visto por 120 milhões de espectadores, em 39 países europeus (número total de nações que competem no certame, agora organizado em semifinais) e ainda na Birmânia, Austrália e Nova Zelândia.


A cadeia de televisão norueguesa NRK gastou cerca de 25 milhões de euros na organização do Festival da Eurovisão, o que a obrigou a renunciar aos direitos de transmissão do Mundial de Futebol, que se disputa na África do Sul.


Fonte: DN

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Christopher Coke: Demónio ou anjo?

Christopher Coke: A devil or an angel?
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Se para o Governo norte-americano Christopher Coke é um dos criminosos mais perigosos do mundo, em Tivoli Gardens, na Jamaica, muitos consideram-no um benfeitor, o homem que lhes arranja comida e manda as crianças para escola. Foram esses que anteontem saíram à rua para impedir a extradição para os EUA.

Coke é, aos 42 anos, um dos homens mais poderosos da Jamaica e a polícia acredita que o seu grupo, o Shower Posse, detém um vasto arsenal. O seu pai, Lester Coke, também foi líder deste gang até morrer em 1992, num incêndio que deflagrou na prisão em que estava detido, a poucos dias de ser extraditado para os EUA, acusado de tráfico de droga. Nessa altura, segundo as autoridades norte-americanas, Coke passou a liderar os Shower Posse, que nos anos 80 eram já acusados de mil homicídios.

Christopher Coke também tem ligações ao Partido Trabalhista do primeiro-ministro Bruce Golding, eleito pelo círculo de Tivoli Gardens e que até há pouco tempo recusou a sua extradição. Um dos manifestantes em Kingston disse à AFP que Coke "está próximo de Deus" e acrescentou: "Estamos dispostos a morrer por ele."


Fonte: Público

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia dos Açores

Azores Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



O Dia dos Açores foi instituído pelo Parlamento açoriano em 1980, destinado a comemorar a açorianidade e a Autonomia.


Trata-se da maior celebração religiosa e cívica dos Açores.

A escolha da Segunda-Feira do Espírito Santo, também conhecida por "Segunda-Feira da Pombinha", imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto da comemoração do Divino Espírito Santo - em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs, com a celebração da Primavera, da Vida, da solidariedade e da esperança - constituir a principal festividade do povo açoriano.

Formado por pequenas comunidades isoladas, durante séculos, os açorianos mantiveram cultos e práticas profundamente populares e que ainda mantêm um profundo significado, sendo um dos traços da açorianidade.

As comemorações em honra do Espírito Santo, mantêm-se ainda com grande vitalidade e abrangem todas as comunidades de origem açoriana, incluíndo o Sul do Brasil, que são das mais espontâneas e vividas com toda a intensidade.

A força do culto do Espírito Santo é tão grande que deu ao catolocismo predominante nas ilhas um carácter especial, daí ser um dos traços determinantes da cultura açoriana.

Entendeu, assim, o Parlamento dos Açores consagrá-lo legalmente como afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade, ao fim e ao cabo, base e justificação da Autonomia política que lhes foi reconhecida, como se lê no preâmbulo de Decreto Regional nº. 13/18, de 21 de Agosto.

Carlos Tavares


Fonte: RTP

Etiquetas: ,

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Nozes para um coração saudável

Go nuts for a healthy heart
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A boa alimentação é um dos segredos da vida saudável. A novidade é que o consumo regular de nozes auxilia na correcção de problemas já existentes, como o mau colesterol.

Duas nozes por dia são suficientes para ajudar a tratar do colesterol. Nozes e pistachos são alimentos com capacidade para reduzir os níveis de triglicerídeos, elementos responsáveis pela formação de placas de gordura, e do LDL, o chamado mau colesterol.

A boa notícia é que além de evitarem os grandes inimigos da boa saúde cardíaca, estes alimentos aumentam o HDL, considerado o colesterol positivo.

Estas conclusões são resultado de uma pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública da Universida de Loma Lima, na Califórnia e foram divulgadas pelo sítio na Internet do jornal O Globo. O trabalho já publicado avaliou 25 estudos com testes clínicos desenvolvidos em sete cidades norte-americanas.

Os médicos envolvidos neste projecto analisaram pesquisas clínicas de 583 homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e 86 anos, no período entre 1992 e 2007. Durante a pesquisa, os participantes aumentaram o consumo de nozes de zero para uma média de 67 gramas por dia.

Os resultados demonstraram que os indivíduos que consumiram 67 gramas de nozes viram as suas taxas de triglicerídeos reduzidas em 10,2%. O LDL baixou uma média de 5,1 a 7,4%, nas pessoas com níveis mais elevados. Os participantes com níveis mais altos de colesterol também experimentaram uma redução positiva do colesterol total (de 7,45 a 9,6%).

Os maiores beneficiados foram os indivíduos que consumiram 20% das suas calorias diárias em nozes, o que equivale, numa dieta de duas mil calorias, a 400 calorias de nozes.

"As nozes são ricas em gorduras não saturadas, o principal ingrediente para baixar o colesterol", explica Joan Sabaté, responsável pelo projecto. "As nozes também são as fontes mais potentes de proteína entre as plantas, além de conterem fibras e fitoesteróides, que ajudam o colesterol a ser absorvido, conclui o investigador.


Fonte: Expresso

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Roubo de obras-primas no Museu de Paris

Crooks steal Picasso masterpieces from the Paris Museum of Modern Art

O Museu de Arte Moderna de Paris tinha o alarme avariado há dois meses e os ladrões levaram sem dificuldade cinco quadros no valor de 500 milhões de euros.


Depois da casa roubada, trancas à porta. O Museu de Arte Moderna de Paris fechou hoje ao público depois de na noite passada terem sido furtadas cinco obras-primas avaliadas em 500 milhões de euros.


Os ladrões entraram com todo o à vontade no museu da margem direita do rio Sena, quase em frente à Torre Eiffel, por uma janela, que abriram depois de terem partido um vidro. Rebentaram também um cadeado de ferro, aparentemente com grande facilidade.


O alarme do museu não funcionou por estar avariado há dois meses. E o sistema "normal" de segurança do museu, equipado com diversas câmaras de videovigilância, também não operou como devia. Os agentes especiais de serviço na noite passada não deram igualmente por nada.


Gatunos sabiam o que queriam


Os quadros roubados são "Pigeon aux petits pois" (Pablo Picasso), "La pastorale" (Henri Matisse), "L'olivier prés de l'Estaque" (Georges Braque), "Nature morte, chandeliers" ( Fernand Léger) e "La femme à l'éventail" (Amedeo Modigliani).


O museu fechou hoje para facilitar as investigações da polícia judiciária, a Interpol foi alertada e as autoridades francesas divulgaram entretanto as fotos dos cinco quadros.


Segundo as primeiras indicações, os gatunos sabiam exactamente o que queriam, onde estavam as obras-primas que procuravam, e conheciam as deficiências graves do sistema de segurança
.


Fonte: Expresso

Etiquetas: , , ,

terça-feira, 18 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Internacional dos Museus

International Museum Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.




Sob o lema "Museus e harmonia social", celebra-se hoje, terça-feira, o Dia Internacional dos Museus, com visitas gratuitas em todos os museus do país.


Em Portugal a iniciativa é assinalada com várias acções onde se inclui a acreditação de mais 10 museus na Rede Portuguesa de Museus.


È também dia de animação e de programação especial. Há inaugurações de exposições, visitas guiadas, concertos, marionetas, perfomances e, em alguns casos, também há a possibilidade de visitar os museus pela noite dentro. Tudo para estreitar a relação com o público e demonstrar como os museus não são um mero repositório de acervos mas sim lugares da história cada vez mais apelativos.


Em Portugal 60% dos museus têm gestão pública, da responsabilidade da administração central, municipal ou local, enquanto 10% são geridos por privados e 11% pela Igreja Católica e pelas misericórdias.


No que respeita a museus e palácios, cuja gestão é da responsabilidade da administração central Estes estão a cargo do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), organismo tutelado pelo Ministério da Cultura (MC) , que integra 28 museus e cinco palácios nacionais, instituições espalhadas por praticamente todas as regiões do País.


Entre estes equipamentos encontram-se aqueles que são os mais visitados do país. Exemplo disto são os museus nacionais dos Coches, que no ano passado recebeu 197.718 visitantes, o de Arte Antiga, com 163.056 seguindo-se, em terceiro lugar, o Museu Nacional de Arqueologia, com 126.140 visitantes. No que diz respeito aos palácios nacionais, o mais visitado é claramente o de Sintra, com 372.932 visitantes, seguido do Paço dos Duques, com 249..442.


Neste Dia Internacional dos Museus há ainda a a destacar a credenciação, pelo IMC de 10 novos museus na Rede Portuguesa de Museus .


A cerimónia terá lugar hoje, a partir das 16 horas, no Museu Regional de Beja. Além deste, vão entrar na rede o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo (Câmara Municipal de Mação), o Museu da Indústria de Chapelaria (Câmara Municipal de S. João da Madeira), o Museu Marítimo de Ílhavo (Câmara Municipal de Ílhavo), o Museu Municipal de Estremoz (Câmara Municipal de Estremoz), e o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo (Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo).


Também integram este grupo o Museu do Convento dos Lóios (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), o Museu Municipal de Coimbra (Câmara Municipal de Coimbra), o Museu da Luz (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A.) e o Museu da Carris (Companhia de Carris de Ferro de Lisboa).


"Esse era um objectivo muito importante dentro do planeamento estratégico [do IMC] e está agora concretizado", avaliou João Brigola, comentando que esta entrada surge num ano em que a RPM comemora uma década de existência.


O director do IMC, João Brigola, revelou que existe ainda uma lista de mais de 60 candidatáveis que aguardam credenciação, "o que dá a ideia de um fôlego muito grande, de uma adesão extraordinária que a RPM está a ter ao fim de dez anos de existência".


Recorde-se que a Rede Portuguesa de Museus (RPM), um sistema de museus credenciados, foi criada em 2000.


Fonte: JN

Etiquetas: ,

domingo, 16 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Velejadora australiana de 16 anos completa volta ao mundo

Jessica Watson, the girl who sailed around the world
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Milhares de australianos receberam no porto de Sydney, neste sábado, a velejadora adolescente Jessica Watson, que deu uma volta ao mundo sozinha a bordo de seu barco.


Alguns consideram a jovem de 16 anos a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha e sem qualquer auxílio externo. Mas o recorde de Jessica não foi reconhecido pelo Conselho Mundial de Recorde de Velocidade a Vela, que abandonou sua categoria de recordes para velejadores com menos de 18 anos.


Para outros velejadores, a jovem não adotou uma rota longa o suficiente para ser considerada uma volta ao mundo completa.


Sete meses


Watson chegou em Sydney no sábado, sete meses depois de ter partido para a dura viagem. Alguns críticos diziam que a jornada seria perigosa demais para alguém tão jovem.


Milhares de pessoas fizeram fila no porto para ver a chegada de Watson a bordo do seu iate Ella's Pink Lady, de 10 metros. Várias pessoas estavam vestidas com roupas cor-de-rosa, a mesma cor do barco.


Parentes, amigos e até o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, saudaram a jovem na sua chegada. O britânico Mike Perham, que no ano passado deu a volta ao mundo sozinho aos 17 anos, também recebeu Jessica em Sydney.


A chegada da jovem foi transmitida pela televisão australiana. Na sexta-feira, um dia antes da chegada, ela havia escrito em seu blog que se sentia "como no dia anterior ao Natal".


A equipe de apoio da jovem afirma que ela viajou cerca de 23 mil milhas náuticas. Mas o influente site de iatismo na internet Sail World diz que ela não foi ao norte da Linha do Equador o suficiente para classificar sua rota como "volta ao mundo" de acordo com os padrões internacionais de vela.


Watson rebateu as críticas em seu blog: "Se eu não estou dando a volta no mundo, então não sei o que estive fazendo todo esse tempo!"


Segundo a imprensa australiana, a jovem teria vendido sua história à rede de jornais News Limited, do bilionário Rupert Murdoch, por US$ 625 mil (cerca de R$ 1,1 milhão).

Fonte: O GLOBO

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Papa em Fátima, Portugal

Pope in Fatima, Portugal
Para ver a animação clique neste cartoon gif and wait a few seconds.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Bento XVI defendeu esta Quinta-feira que a missão de Fátima ainda não está “concluída”, lembrando a história bíblica de Caim e Abel para falar sobre a violência na humanidade.


“Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída”, disse o Papa na homilia da Missa do 13 de Maio, no Santuário da Cova da Iria.


Bento XVI disse que a “aquela luz no íntimo dos Pastorinhos”, revelada em Fátima, “provém do futuro de Deus, é a mesma que se manifestou na plenitude dos tempos e veio para todos: o Filho de Deus feito homem”.


Segundo Bento XVI, “aqui revive aquele desígnio de Deus que interpela a humanidade desde os seus primórdios: «Onde está Abel, teu irmão? […] A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim»”.


A partir da história relatada no livro do Génesis, em que Deus fala a Caim por causa do asassinato de Abel, o Papa afirmou “o homem pôde despoletar um ciclo de morte e terror, mas não consegue interrompê-lo”.


O Papa aludiu ao contexto histórico em que se deram as Aparições, no ano de 1917, em plena I Guerra Mundial, “com a família humana pronta a sacrificar os seus laços mais sagrados no altar de mesquinhos egoísmos de nação, raça, ideologia, grupo, indivíduo”.


“Então eram só três cujo exemplo de vida irradiou e se multiplicou em grupos sem conta por toda a superfície da terra, nomeadamente à passagem da Virgem peregrina, que se votaram à causa da solidariedade fraterna”, disse.


Num olhar sobre o futuro, o Papa disse que “a fé em Deus abre ao homem o horizonte de uma esperança certa que não desilude; indica um sólido fundamento sobre o qual apoiar, sem medo, a própria vida; pede o abandono, cheio de confiança, nas mãos do Amor que sustenta o mundo”.


“O Senhor, a nossa grande esperança, está connosco: no seu amor misericordioso, oferece um futuro ao seu povo, um futuro de comunhão consigo”, prosseguiu.


Em conclusão, Bento XVI deixou votos de que “os sete anos que nos separam do centenário das Aparições” possam “apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade”.


Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Nuvem de cinzas no espaço aéreo português

Volcanic Ash in Portuguese Airspace
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A nuvem de cinzas libertadas pelo vulcão islandês que permanece em actividade encontra-se já no espaço aéreo português, prevendo-se que se desloque para as regiões centro e sul, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

"A informação que temos é que a pluma de cinzas se encontra, sensivelmente, entre os 100 e 200 quilómetros, mais ou menos a oeste da nossa costa ocidental", declarou o meteorologista Fernando Rei, referindo-se aos dados comunicados pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Londres.

A possibilidade de o espaço aéreo nacional ser encerrado depende, no entanto, da avaliação e decisão dos serviços de tráfego aéreo.

"Tudo depende da concentração das partículas em suspensão na atmosfera", explicou Fernando Rei, referindo que existe sempre a possibilidade de estas estarem de tal forma dispersas que não perturbem a circulação dos aviões.

Desde março passado que o vulcão islandês Eyjafjll, localizado num glaciar do sul da Islândia, se encontra em actividade, emanando uma nuvem de cinzas que provocou já o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de abril.

A situação causou um caos sem precedentes na história da aviação civil e prejuízos estimados na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.

O vulcão islandês encontra-se, novamente, numa "fase explosiva", de acordo com meteorologistas e geofísicos, ao ponto de o espaço aéreo da Irlanda ter sido encerrado pela terceira vez em três dias.

Em Portugal, as previsões apontam para que "haja uma progressão (da nuvem de cinzas) lentamente para sueste", disse ainda à Lusa o meteorologista Fernando Rei.

"Tudo indica que essa área que está a afetar o nosso espaço área vá progredir lentamente para sueste, podendo vir a afetar, nas próximas horas e até às 19h00 locais, as regiões do centro e sul, sobretudo mais o litoral", declarou.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)


Fonte: Sapo / Lusa

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Mulheres bonitas são um perigo para a saúde dos homens

Meeting a beautiful woman can be bad for your health
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.




Estar na presença de mulheres bonitas pode ser perigoso para a saúde dos homens. É a conclusão de um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Valência, citado pelo jornal inglês «Telegraph».


De acordo com os cientistas, ficar sozinho com uma mulher atraente, mesmo que por cinco minutos, eleva o nível de cortisona, podendo ter efeitos nefastos na saúde dos homens.


Os efeitos podem ser ainda mais desastrosos se o homem em questão considerar que a mulher «está fora do seu alcance».


No estudo, que envolveu 85 homens, foi-lhes pedido que resolvessem um jogo de sudoku. Enquanto as cobaias jogavam, dois estranhos - um homem e uma mulher - entravam na sala onde estava o voluntário.


Os investigadores verificaram que quando a cobaia ficava sozinha com o outro homem os níveis de cortisona, a hormona do stress, mantinham-se. No entanto, peranta a presença de uma mulher atraente os níveis de cortisona subiam.


Essa subida, motivada pela companhia de uma mulher bonita, pode ser negativa para a saúde dos homens, uma vez que elevados níveis de cortisona no corpo estão relacionados com problema cardíacos.

Fonte: IOL

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Quadro de Picasso fixa novo recorde mundial

Picasso painting sets record for art sold at auction
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.





A tela "Nu au Plateau de Sculpteur" de Picasso atingiu um novo recorde ao ser vendida por 106,4 milhões de dólares no leilão de ontem da Christie's de Nova Iorque.


Com este valor, o óleo sobre tela pintado por Pablo Picasso em 1932 superou a escultura "El hombre que camina I" (1961) de Alberto Giacometti, vendida em Fevereiro pela Sothebys em Londres, por 104,3 milhões de dólares.


Até agora, o valor máximo conseguido por um quadro de Picasso era de 104 milhões de dólares, com o óleo "Garçon à la Pipe" (1905) vendido pela Sotheby's de Nova Iorque em 2004.


Fonte: Económico / Sapo

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

World Press Freedom Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A directora-geral da UNESCO pediu esta segunda-feira, no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se faça um minuto de silêncio pelos jornalistas que morreram em trabalho.


A liberdade de informação é o tema deste ano do dia Mundial da Liberdade de Imprensa. «O direito de saber é fundamental para a defesa de outros direitos fundamentais, para promover a transparência, justiça e desenvolvimento», refere Irina Bokova, adiantando que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão «reforçam a democracia».


Muitos jornalistas, adianta Irina Bokova, exercem a sua profissão num ambiente onde as restrições à informação são a norma, onde lidar com pressão ou intimidação está presente diariamente. «Convido todos a um minuto de silêncio para honrar os jornalistas que pagaram com a vida o nosso direito à informação», apela Irina Bokova na mensagem anual onde também exorta os governos, a sociedade civil e os meios de comunicação social do mundo a juntar esforços com a UNESCO na promoção da liberdade de informação no mundo.


Em Portugal, o Sindicato dos Jornalistas (SJ), chama a atenção para a importância da informação como bem público.


Para o SJ, apesar dos «inúmeros progressos da técnica e de avanços significativos na capacidade de recolher, tratar e distribuir informação, de novas possibilidades técnicas e tecnológicas abertas no campo da comunicação social, os resultados não traduzem uma correspondente melhoria em termos de resposta adequada às reais expectativas e necessidades dos cidadãos e ao seu direito a uma informação realmente diversificada e plural».


Na origem do problema, considera o SJ, está a «concentração da propriedade dos meios comunicação social», a «obsessiva redução de custos e a maximização do lucro» que se traduz no «emagrecimento das redacções, políticas de baixos salários, precarização dos jornalistas e desinvestimento no jornalismo de investigação».


Fonte: IOL

Etiquetas: , ,

domingo, 2 de maio de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Feliz Dia da Mãe

Happy Mother's Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Mãe:
Palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Mãe, Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas te envolvam hoje e que continues irradiando este amor e esta alegria que sempre nos ofereces-te!

O que é o Dia da Mãe?


Como talvez saibas, o Dia da Mãe foi oficialmente criado pela norte-americana Anna Jarvis, que perdeu a sua mãe em 1904. Mas a História deste dia começou muito antes, há mais de 2000 anos!


As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.


Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.


Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) um dia chamado "O Domingo da Mãe", dedicado a todas as mães inglesas. Nesta época, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. Assim, no Domingo da Mãe, os criados tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.


Sabias que a primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872? Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz.


Só em 1904 é que a ideia começou a pôr-se em prática. Quando a mãe morreu, Anna Jarvis começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe.


Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estava a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.


Ao longo dos anos esta senhora enviou mais de 10 mil cravos para a igreja: - encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas. Sabias que ainda hoje os cravos são mundialmente considerados os símbolos da pureza, força e resistência das mães?


O objectivo deste dia é dar mais atenção à importância das mães, pensar nelas, conversar, oferecer presentes e descobrir novas maneiras de lhes dar felicidade!


Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.


Hoje em dia, celebra-se o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis.


Apesar de cada país escolher datas diferentes ao longo do ano para festejar o Dia da Mãe, o objectivo é sempre o mesmo: homenagear aquela que nos põe no mundo!


Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro. Sabias que este é o dia de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como mãe. Por isso foi escolhido este dia. Actualmente, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio!


Fonte: Sapo

Etiquetas:


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer