} Galeriacores Cartoon Notícias: abril 2010

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Portugal tem de importar esperma

Portugal has to import sperm
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Portugal tem de importar esperma para conseguir responder à procura dos casais inférteis. O presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) reconheceu, esta sexta-feira, que a carência que deverá ser suprimida com o banco público de gâmetas.

De acordo com a Lusa, a criação de um banco público de gâmetas (óvulos/espermatozóides) e a importação de esperma de países como Espanha foram questões levantadas esta sexta-feira na III Reunião Anual do CNPMA com os 26 centros de PMA e a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.

No final da reunião, no auditório da Assembleia da República, em Lisboa, o presidente do CNPMA, juiz desembargador Eurico Reis, confirmou à Lusa que «Existe falta de esperma em Portugal».

Para ultrapassar esta «necessidade social», o CNPMA tem vindo a recomendar, desde há dois anos, a criação de um «centro público para recrutamento, selecção e recolha, criopreservação e armazenamento de gâmetas de dadores terceiros».

Para o Conselho, «não se trata de querer garantir uma aliás inexistente especificidade ou 'pureza' biológica que seja exclusiva dos portugueses», considerando «tal ideia descabida, absurda e, no limite, racista». Em causa está o «aproveitamento das sinergias, capacidades e competências dos técnicos que em Portugal exercem essa actividade, que merecem ser apoiados», defendeu o responsável.

Pretende-se ainda, acrescentou Eurico Reis, assegurar o «acesso equitativo da população a uma técnica actualmente apenas realizada em regime privado».

O presidente do CNPMA admitiu que a falta de financiamento tem dificultado a implementação do primeiro banco público de gâmetas no Porto, anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates.

O banco de esperma actualmente existente na Faculdade de Medicina do Porto, recolheu, em 25 anos de existência, 980 amostras de esperma e 10 unidades de tecido ovárico.



Fonte: IOL

Etiquetas: ,

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Lula da Silva entre os líderes mais influentes do mundo

President Lula da Silva is one of the top most influential world leaders
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva consta da lista dos 25 líderes mais influentes do mundo, divulgada nesta quinta-feira pela revista "Time".

Lula da Silva encabeça a lista, mas a publicação esclareceu que os nomes não têm uma ordem específica. O presidente brasileiro não é o número um, mas sim um dos 25 mais influentes do planeta.

A revista "Time" publica anualmente a lista. Na categoria de líderes, constam ainda o presidente norte-americano Barack Obama e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, bem como o director do FMI Dominique Strassu Kahn.

Michael Moore, polémico realizador de documentários, é quem justifica a escolha de Lula para a categoria dos líderes mais influentes, na edição de amanhã da "Time". "O que o Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de sonho americano", explicou, acrescentando que o presidente brasileiro envia uma mensagem aos milionários de todo o mundo: "deixem que as pessoas tenham acesso ao seguro médico que elas darão menos problemas".

A revista elogia-o ainda pela luta para levar justiça social ao país e acabar com o profundo fosso entre ricos e pobres.



Fonte: ionline.pt

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Arca de Noé encontrada na Turquia

Noah's Ark found in Turkey
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A arca construída por Noé para proteger um casal de cada espécie de animais aquando do Dilúvio Bíblico, encontrar-se-á no Monte Ararat, na Turquia, segundo um grupo de investigadores chineses.


Yang Ving Cing, um historiador chinês, afirmou que foi descoberta perto da fronteira da Turquia com o Irão a 4000 metros de altitude, uma estrutura de madeira que terá cerca de 4800 anos.


A embarcação tem muitas divisões que, crêem os investigadores, seriam para os animais.


Os investigadores tencionam agora pedir à UNESCO para classificar o local como Património da Humanidade, informou o jornal espanhol ’20 minutos’.


Fonte: Correio da Manhã

Etiquetas: ,

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Siga o seu próprio caminho

Follow your own way
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



As cartas a um “Amigo Professor têm lugar quando me torno uno com a minha parte sagrada, a essência divina que fala através do meu Guia Lucas, uma área imaculada da mente que está para além da razão do homem comum. Quando permito este estado de consciência, vou ao encontro do divino que habita em mim, é quando as minhas “asas” retomam a sua verdadeira força, é como se saísse do casulo do silêncio, para conversar com o meu “Amigo Professor”.

Seguir Caminhos Feitos

«Somente os que estão adormecidos seguem caminhos feitos por outros homens.»

O Meu querido Amigo Professor, um dia disse: “Se queres aprender o que é a verdadeira vida, não sigas caminhos feitos por outros “homens”, escolhe em liberdade o teu.

Tu podes realizar a tua própria redenção se permitires que assim seja. Não deixes que a tua mente seja hipnotizada com ideias que podem servir para outras pessoas mas não para ti, não pratiques técnicas que deformam o teu desenvolvimento.

Não sigas líderes que conhecem apenas o caminho que eles mesmo percorreram, e que insistem em juntar nesse caminho todos aqueles que fazem a sua Procura seja ele apropriado ou não, e ingressares em grupos que obstruem a tua linha de crescimento natural.

A Procura Pessoal – Busca - nos tempos modernos: tem uma abundância de ensinamentos para escolheres – ou para confundir-te. Não deves apenas reconhecer as diferenças entre os “homens”, mas respeitá-las. Todos os Caminhos deveriam convergir uns com os outros, assim como todos, no final, têm de se juntar na mesma “Casa”.

Quando a cautela se torna excessiva, ela se torna também um vício. Ela pode impedir que cometas erros, mas impede também que faças qualquer coisa, que procures em liberdade o teu próprio caminho.”

As suas palavras soam nas minhas memórias, nas memórias de uma “criança” sem história do passado, nem apelo ao futuro. Sentia que era imensamente feliz, porque não existia a ganância das coisas, dos muitos desejos que absorvem a mente oscilante do “homem”.

Ensinaste a sermos felizes com tudo o que vinha no nosso caminho.

A tal aceitação que o “homem” ainda não conhece, porque tudo força, a tudo resiste, como se essa força e essa resistência o fizessem feliz. O Professor sabia do que falava, e explicou vezes sem fim o que era a vida, o que era ser feliz, o que era ser “criança”.

Que fizemos nós?

Trocámos através da razão o movimento e a ordem dos Universos, trocámos todas as “ferramentas” que nos deu, e começamos a seguir caminhos de “homens” que também estiveram a aprender tal como nós estamos.

As “ferramentas” que nos deu traziam o conhecimento dos Universos, traziam o conhecimento e a interpretação da linguagem do mundo, e como usá-la.

De tanta racionalidade esquecemos de Ser, esquecemos de sentir, esquecemos de viver.

O puzzle continua com todas as suas peças intactas, só precisamos em liberdade de as saber colocar nos seus devidos lugares. Mas não esperes que seja o outro “homem” a colocá-las por ti, se por preguiça mental o permitires, vais permitir também que se instale em ti a sua confusão.

O Professor repetiu vezes sem conta: “vais lá voltar para te divertires e aprender”.

E que fizemos nós?

Sobrevivemos atulhados em muitas coisas; deixámo-nos guiar por “cegos”; criámos uma dependência doentia por tudo aquilo que pensamos ser Deus; alimentamos guerras também em nome de um deus fanatizado pela mente aterrorizada, aterrorizada de “homens” que não têm a menor ideia de quem são, e o que fazem neste espaço e tempo.

Professor, será que os “homens” vão continuar e insistir em seguir líderes, pensando que és Tu?

A resposta está aí!

Mas cada um em liberdade tem de responder por si.

O meu Amigo Carteiro está pacientemente sentado numa nuvem, deixando-se levar sem qualquer resistência.

Esta é a palavra certa – sem qualquer resistência.

Amigos se querem ter picos de felicidade escolham em liberdade o vosso próprio caminho.

Amigos até à volta do correio se o Deus em que acredito o permitir, mas onde quer que eu esteja, estou vivo.

Mensagem canalizada por Carlos Campos.

VEJA AS ENTREVISTAS DO AUTOR NO SAPO ZEN: Convidado Carlos Campos

Carlos Campos viveu no estrangeiro durante dezasseis anos, e regressou a Portugal há vinte e três. Depois de uma grande mudança na sua vida, passou por um período de interiorização e revelação, em que foi ao fundo do seu âmago fazer a sua busca pessoal e intransmissível. Essa busca intensa levou-o a aprofundar o ser humano na sua verdadeira essência. O resultado dessa busca fê-lo assumir a sua verdadeira identidade tornando-se Professor de Meditação com Visualização Criativa. Em 2001 editou o seu primeiro livro “Contacto com o Meu Guia”, daí resultou escrever o seu primeiro Workshop “Viagem ao Encontro do Teu Guia Interno”. Em 2004 escreveu o Workshop “As Doze Revelações da Consciência”.

Em 2006 escreveu o Workshop “Magia da Cura pelas Mãos”; assim como a segunda edição do livro “Contacto com o Meu Guia”. Em 2007 escreveu o Workshop “Falar com Deus...As Oito Caixas”. Em 2008 editou o seu primeiro CD de Meditação: Cura o teu Corpo; Cristal de Cura; Libertar o Passado. Em 2009 vai ser editado o seu segundo livro “Shikoba” – “Então eu existo para Ti - conversas com o Deus em que eu acredito…”

O seu trabalho baseia-se essencialmente na ajuda ao ser humano, que procura uma via espiritual para encontrar o seu caminho. É um trabalho em que o ser humano é colocado como observador de si mesmo. Daí que é um trabalho lento, porque a mente humana não muda tão rapidamente como imaginamos. O “lixo” que acumula ao longo de séculos, não desaparece com um toque de magia, mas sim com um trabalho interno e intenso, em que a Paciência a Perseverança e a Disciplina, fazem parte da evolução dos que não querem ser apenas esperança, mas que querem aproveitar todos os momentos de Felicidade que a Vida lhes dá. Somente o Amor é eterno, tudo o resto é temporário.

Contactos:

Emails:mailto:%20amigos@carloscampos.com.pt

shikoba@carloscampos.com.pt

Site Oficial na Internet:http://www.carloscampos.com.pt/

Marcações/ Informações: 21 484 3995 – 96 257 0978


Fonte: Astral / Sapo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Lesma-do-mar dos Açores é valiosa em laboratório

Snail-fish of the Azores is valuable in the laboratory
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Da ilha do Faial chegou uma surpresa: o Porto da Horta está pejado de uma lesma-do-mar, onde se isolou uma molécula nova. Os primeiros testes indicam que tem propriedades farmacêuticas. Se daqui surgir uma patente, as populações locais deveriam receber parte dos benefícios? Há uma discussão em curso sobre isto a nível mundial.


Parece feita de veludo e, só de a ver em fotografi as, apetece tocarlhe para confi rmar se é macia. E as suas cores, um azul e um verde vistosos, são um aviso aos predadores, como se gritasse aos quatro ventos para não a comerem, que é tóxica. O aviso é a sério: a Tambja ceutae é uma lesma-do-mar que acumula uma molécula tóxica, agora descoberta, para defesa própria.

A espécie já é conhecida há mais de 20 anos: com cerca de 2,5 centímetros de comprimento, foi encontrada pela primeira vez em 1988 em Ceuta, daí o nome científi co que lhe atribuíram. Tanto em Ceuta como em Marrocos, Sul de Espanha, Canárias, Cabo Verde, Madeira e Açores, os locais onde entretanto tem sido observada, nunca primou pela abundância.


Mas em Agosto de 2007 as coisas mudaram: numa campanha internacional de estudo das lesmasdo- mar do Atlântico, que incluiu o biólogo português Gonçalo Calado e que passou por locais como as Bermudas ou o Brasil, os cientistas mergulharam numa zona mesmo à mão de semear e deram de caras com ela. Estava colada à ilha do Faial, a pouca profundidade.


“Encontrámos muitos exemplares dentro do Porto da Horta. Apanhámos algumas dezenas, entre meio metro e dois metros de profundidade. Foi fantástico”, conta Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona e investigador do Instituto Português de Malacologia.


Por que é que há ali tantas Tambja ceutae? A resposta encontrase no que lhe serve de alimento. Ela come um briozoário, animal que vive agarrado ao fundo por um pé (parece um raminho) e que se alimenta de partículas que fi ltram da água. Ora, esse briozoário, da espécie Bugula dentata, existe em grande quantidade nas paredes do Porto da Horta. “E ela cresce e multiplica-se lá. Facilmente se localizam centenas de exemplares.”


Nessa campanha, também a observaram no mar, entre as ilhas do Faial e do Pico – mas em menor quantidade, porque o briozoário é aí mais escasso.


Os exemplares recolhidos foram congelados e encaminhados para um laboratório em Itália, para uma série de estudos. “Só agora foi possível obtê-la em quantidade sufi ciente para os estudos químicos”, explica Gonçalo Calado.


Guerra contra o cancro


Os especialistas de lesmas-do-mar (ou nudibrânquios, como lhes chamam) sabem que este grupo de animais foi desenvolvendo a capacidade de fabrico ou de acumulação de substâncias químicas que afastam, ou até matam, os predadores. Não têm concha, o que à partida é uma desvantagem, mas arranjaram outros meios de protecção – avançaram para a guerra química. E a coloração chamativa do corpo, associada às armas químicas que desenvolveram, funciona como um aviso aos potenciais predadores.


Cores vivas costumam ser sinónimo de lesmas tóxicas, mas também as há imitadoras: embora sejam comestíveis pelos predadores, protegem-se atrás da cópia das cores vistosas de outras espécies, essas sim indigestas.


Para os seres humanos, as armas químicas das lesmas-do-mar podem revelar-se valiosas. Vários estudos têm demonstrado que são detentoras de moléculas raras na natureza, que podem ter também interesse farmacêutico. Por exemplo, a empresa PharmaMar, em Madrid, tem estado a testar moléculas oriundas de lesmas-domar contra o cancro. A ideia não é apanhá-las até à exaustão para extrair as suas moléculas; antes é inspirar-se nessas moléculas para as fabricar em laboratório.


Os resultados dos estudos químicos da Tambja ceutae foram apresentados na revista científica Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters, num artigo publicado em Fevereiro e que o Instituto Português de Malacologia divulgou este mês em comunicado de imprensa: a equipa isolou uma nova molécula e ela apresenta propriedades antitumorais.


A nova molécula chama-se tambjamina K. Como se depreende pela letra, é a 11.ª molécula desse grupo, que recebeu este nome porque as tambjaminas foram isoladas pela primeira vez em lesmas-do-mar do género Tambja (de uma espécie diferente da estudada agora). As tambjaminas também estão presentes em bactérias e noutros invertebrados marinhos, como os briozoários.


Aliás, a Tambja ceutae deve adquirir a molécula através da comida. “Foi detectada em pequenas quantidades no briozoário. Muito provavelmente, é o briozoário que a produz e a lesma-do-mar, ao comê-lo, guarda a molécula para a sua própria defesa”, diz Gonçalo Calado, um dos autores do artigo científico.


Os testes, ainda muito preliminares, revelaram que a tambjamina K possui actividade contra células humanas cancerosas do cólon, do útero e do cérebro, por exemplo. Dependendo da concentração, a molécula exibiu uma actividade tóxica notável tanto em células tumorais como em células não tumorais de mamíferos, concluiu a equipa no artigo, acrescentando que a tambjamina K impediu a proliferação de todas as linhas celulares testadas.


Uma patente em vista? “A molécula é promissora, mas ainda não está em fase de ser patenteada. Ainda está longe de uma patente”, responde Gonçalo Calado. Antes de mais, é preciso encontrar grupos científi cos que se interessem pela molécula, nomeadamente em empresas farmacêuticas, e que avancem com uma bateria de testes mais específicos. Mas desta história pode tirar-se uma lição: “O mar como fonte de substâncias naturais para uso humano ainda nos traz muitas surpresas, mesmo quando olhamos para espécies relativamente comuns e em áreas muito humanizadas, como é o caso do Porto da Horta”, sublinha o biólogo. “Quem diria que no Porto da Horta existia uma espécie com uma molécula nova, que é promissora em termos de algum tipo de tratamento?”


Partilhar os benefícios


Esta lesma-do-mar pode também ser ilustrativa de um debate em curso entre os 193 países que ratifi caram a Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas, em vigor deste 1993. Além da conservação e do uso sustentável da biodiversidade, esta convenção defende a partilha equitativa dos benefícios comerciais resultantes da utilização de recursos genéticos.


Os países têm estado a preparar o rascunho de um protocolo, que vão discutir em Outubro, em Nagóia, no Japão: o objectivo é chegar-se a um acordo vinculativo sobre o acesso e a partilha dos benefícios de recursos genéticos. Como devem ser partilhados os benefícios do desenvolvimento de uma molécula (cujo fabrico é comandado por genes, em última análise)? Só a empresa que investiu deve ter direito a eles? Ou também devem ser partilhados pelas populações locais onde essa molécula foi encontrada? E ainda pela humanidade?


A discussão promete aquecer e, enquanto não soubermos o que resultará da conferência de Nagóia, desvende-se se o aspecto da Tambja ceutae é como parece, fofo e quase almofadado. Pois não é. “Tem um muco à volta. É viscosa.”



Fonte: Publico

Etiquetas: , , ,

domingo, 25 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


25 de Abril: 36 anos de democracia

April 25th: 36 years of democracy in Portugal
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



"A sociedade portuguesa é hoje mais justa do que aquela que existia há 36 anos. No entanto, persistem desigualdades sociais e, sobretudo, situações de pobreza de exclusão que são indignas da memória dos que fizeram a revolução de Abril", notou o chefe de Estado, numa intervenção na sessão solene na Assembleia da República que assinala a comemoração do XXXVI aniversário do 25 de Abril.

Lembrando que o 25 de Abril foi feito em "nome da liberdade" e de uma sociedade mais justa e solidária, Cavaco Silva reconheceu que é nessas áreas que "porventura" o balanço destas três décadas de democracia se revela "menos conseguido".

Contudo, frisou, "a sensação de injustiça é tanto maior quanto, ao lado de situações de privação e de grandes dificuldades, deparamos quase todos os dias com casos de riqueza imerecida que nos chocam".

A este propósito, o Presidente da República recordou uma passagem da sua mensagem de Ano Novo em 2008, quando referiu que "sem pôr em causa o princípio da valorização do mérito e da necessidade de captar os melhores talentos, interrogo-me sobre se os rendimentos auferidos por altos dirigentes de empresas não serão, muitas vezes, injustificados e desproporcionados, face aos salários médios dos seus trabalhadores".

Reconhecendo que este seu alerta não foi "bem acolhido por alguns", Cavaco Silva disse não estar surpreendido que "agora sejam muitos os que se mostram indignados" com os prémios, salários e compensações que, segundo a comunicação social, são concedidos a gestores de empresas que beneficiam de situações vantajosas no mercado interno.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)



Fonte: SIC

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial do Livro

World Book Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Dia Mundial do Livro: A magia de passar a mão pelo papel


No Dia Mundial do Livro, o JPN fez uma viagem a este mundo. Falou com o escritor Manuel Jorge Marmelo, visitou uma tipografia onde ainda se usa o processo tradicional de impressão e, ainda, espreitou ao futuro do livro em papel.


Desde 1996 que a UNESCO instituiu o dia 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Assim, todos os anos se organizam eventos como forma de promover o gosto pela leitura, para impulsionar a publicação de mais livros e, ainda, contribuir para uma maior protecção dos direitos de autor. O porquê da escolha do dia 23 de Abril prende-se com o nascimento de importantes escritores, como Miguel de Cervantes ou William Shakespeare. Os livros existem em massa no nosso mundo. Às vezes passam despercebidos a milhares de pessoas; outras vezes são devorados sofregamente pelos leitores mais viciados. Há livros para todos os gostos. Podem ser de ficção científica, história, romance, acção, memórias, crónicas, infantis ou de contos, mas todos têm o mesmo objectivo: ser lidos e proporcionar bons momentos aos leitores.


Dia Mundial do Livro no Porto

O Arquivo Histórico Municipal do Porto convida todos os leitores a visitarem a Biblioteca de Assuntos Portuenses; Na Biblioteca Municipal em Valongo, o professor José Pinto da Costa é o convidado na iniciativa "Os escritores visitam a Biblioteca Municipal..."


Cada livro tem a sua própria vida. Nascem de maneira diferente, pois cada autor dá vida às suas próprias personagens.
Para Manuel Jorge Marmelo, jornalista e escritor, "não há nenhuma receita" na criação do livro, pois isso "varia muito de livro para livro" e, também, de "escritor para escritor".

Depois da passagem da imaginação à escrita, os livros são entregues às editoras ou tipografias para, assim, serem impressos, encadernados e distribuídos pelo país. Se antigamente o processo passava por muitas máquinas, hoje, com o processo digital, torna-se "mais rápido, mais simples e com menos desperdícios", sublinha Sérgio Almeida, técnico de pré-impressão.

Crescem da mesma forma, mas o seu fim varia. Há livros amontoados em armazéns e outros que rapidamente esgotaram em todas as livrarias. No entanto, existem já alternativas para a reutilização do livro. O Bookcrossing é uma das formas de o livro não estar parado numa estante qualquer lá de casa e "passar de mão em mão". sendo "lido por toda a gente", como afirma Isabel Sousa Uva, trabalhadora do "Papel & Cª", uma das "crossing zones".

Com a grande implementação da tecnologia digital e o aparecimento dos e-books e de tecnologia como o iPad, o futuro do livro em papel pode estar ameaçado. No entanto, quer Manuel Jorge Marmelo, quer Vidal Pinto, responsável pelo armazém da editora Campo das Letras, demonstram uma certeza: o livro em papel não vai terminar. Para Vidal Pinto, as pessoas precisam, antes de comprar o livro, de "pôr a mão no papel e de ler o seu resumo para saber imediatamente aquilo que vai acontecer".



Fonte: JPN

Etiquetas: ,

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia da Terra

Earth Day 2010
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Assinala-se hoje o Dia da Terra, criado em 1970, com iniciativas em centenas de países destinados a chamar a atenção para a importância da preservação do ambiente.


Esta é uma das “causas” que tem vindo a ganhar relevo no pensamento de Bento XVI, após a sua eleição. Logo no primeiro dia de 2010, o Papa retomou este assunto central, afirmando que “o homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um pleno sentido da vida”.


“Os deveres para com o ambiente derivam dos deveres para com a pessoa considerada em si mesma e em relação aos outros”, indicou, acrescentando que “quando se respeita na sociedade a ecologia humana, disso beneficia também a ecologia ambiental”.


Na sua mensagem para o último Dia Mundial da Paz, o Papa considera que a crise ecológica “oferece uma oportunidade histórica para elaborar uma resposta colectiva tendente a converter o modelo de desenvolvimento global segundo uma direcção mais respeitadora da criação e de um desenvolvimento humano integral”.


Por isso, assinala que não se pode avaliar a crise ecológica “prescindindo das questões relacionadas com ela”, desafiando a “uma revisão profunda e clarividente do modelo de desenvolvimento” e “o sentido da economia e dos seus objectivos, para corrigir as suas disfunções e deturpações”.


A encíclica “Caritas in veritate”, a terceira do actual pontificado, diz que os projectos para um desenvolvimento humano integral "não podem ignorar os vindouros, mas devem ser animados pela solidariedade e a justiça entre as gerações, tendo em conta os diversos âmbitos: ecológico, jurídico, económico, político, cultural".


Em particular, Bento XVI desenvolve as questões relacionadas com "as problemáticas energéticas", condenando "o açambarcamento dos recursos energéticos não renováveis por parte de alguns Estados, grupos de poder e empresas".


Além das intervenções papais, outro sinal da preocupação ecológica é o facto de o próprio Estado da Cidade do Vaticano ter sido o primeiro a chegar ao objectivo de “emissões zero” de carbono, com a criação, em 2007, de uma zona florestal em território húngaro.


Esta realidade confirma o crescimento da preocupação ecológica no Vaticano, particularmente visível no complexo fotovoltaico que foi instalado em 2008 no tecto da sala Paulo VI: dos quase 5 mil metros quadrados de superfície da cobertura, cerca de 2 mil foram substituídos por painéis solares, enquanto que o restante é utilizado como tela para aumentar a quantidade de energia captada.


O desafio é que o Estado da Cidade do Vaticano seja o primeiro na Europa a cumprir os objectivos europeus, que prevêem que até 2020 se obtenham de fontes renováveis pelo menos 20% da energia consumida.


Do Papa e dos seus colaboradores têm chegado diversos apelos em favor de uma economia sustentável e respeitadora do ambiente, em defesa do acesso universal à água como um direito humano e mesmo na promoção de um turismo mais ecológico.


O recente Compêndio da Doutrina Social da Igreja apresenta uma série de números dedicados a este tema. No ponto 481 pode ler-se que “os actuais problemas ecológicos, de carácter planetário, apenas podem ser eficazmente enfrentados através de uma cooperação internacional capaz de garantir uma maior coordenação do uso dos recursos da terra”.


Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas:

terça-feira, 20 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Península Ibérica aquece três vezes mais rápido que o resto do Mundo

Iberian Peninsula is heating up
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A Península Ibérica está a aquecer três vezes mais rápido do que o resto do planeta. Nesta região as temperaturas estão a subir a um ritmo preocupante e a chuva é cada vez mais escassa. São as conclusões de um relatório apresentado pelo Ministério do Ambiente espanhol, divulgado pelo jornal «i»


De acordo com o documento, Portugal e Espanha são dos países do mundo onde as temperaturas mais aumentaram nos últimos 30 anos. Neste espaço de tempo, o mercúrio nos termómetros desta região subiu meio grau centígrado, em cada década.


Pode não parecer muito, mas na verdade, o valor supera em 50 por cento a média do aquecimento no hemisfério norte e é quase três vezes superior aos valores globais.


Previsões assustadoras


As previsões não são animadoras, segundo os especialistas a tendência de aumento da temperatura vai ser generalizada e «assustadora».


O cenário fica ainda mais negro, perante a tendência de redução da precipitação que até 2070 vai reduzir até 30 por cento.


Fonte: IOL

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Subsídio para turistas na União Europeia

Subsidy for tourists in the European Union
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A ideia é espanhola, nasceu em Outubro do ano passado e já cativou 50 mil turistas, com mais de 55 anos. O ministério espanhol do Turismo criou um subsídio para a população ir de férias, de forma a dinamizar o sector. A Comissão Europeia agarrou o projecto e vai custear em 30% as viagens de algumas faixas etárias. Ser turista, agora, dá direito a subsídio.
Os idosos com mais de 65 anos e os reformados vão ser beneficiados por esta medida. Mas também os jovens entre os 18 e os 25 anos, as famílias carenciadas e os portadores de deficiência fazem parte dos grupos que o turismo quer conquistar, segundo o jornal «i».
Portugal alinha com a Comissão Europeia (CE) na promoção do turismo social. O Governo pretende pôr em prática um projecto próprio, mas em sintonia com a CE, até 2013.
Ao subsidiar as viagens dos portugueses pela Europa, o Governo espera «democratizar o acesso a férias e combater a sazonalidade no turismo», como explicou o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, ao mesmo jornal.
Para promover a cultura europeia, nada como ir de férias e fazer delas um direito. Mas há férias melhores do que outras: são «um formidável indicador da nossa qualidade de vida», sentenciou o comissário europeu da Indústria e Empreendorismo, António Tajani, numa conferência, em Madrid.
O objectivo é, por isso, melhorar e reforçar o leque de opções para uns dias de descanso, sobretudo em época baixa. No entanto, estão previstos no Programa de Estabilidade e Crescimento cortes nas prestações sociais para fazer cair o défice para os 3%, daqui a três anos. E o peso orçamental deste programa de subsídios ainda não é conhecido. Se for concretizado, o Governo poderá ter de voltar a fazer contas.



Fonte: Agência Financeira

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Viajar para Marte

Travel to Mars
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A Casa Branca publicou terça-feira no site oficial as grandes linhas da nova estratégia espacial que o presidente Barack Obama vai apresentar quinta-feira e cujo objectivo final é enviar norte-americanos a Marte.


A publicação surge depois do Congresso e da Nasa terem criticado Obama pela anulação do programa «Constelação», de regresso dos norte-americanos à Lua até 2020, para além de voos habitados a Marte, sem oferecer uma alternativa clara.


A nova visão da exploração espacial habitada do presidente dos Estados Unidos vai ser apresentada durante uma visita ao Centro Espacial Kennedy, na Florida.


De acordo com a ficha de três páginas publicada no site da presidência, Obama vai propor consagrar mais seis mil milhões de dólares ao orçamento da Nasa num prazo de cinco anos para financiar esta «vasta estratégia de voos espaciais habitados» e criar 2.500 novos empregos na Florida até 2012.


O presidente dos Estados Unidos pretende ainda reestruturar o programa Constelação para que a Nasa possa desenvolver uma nova cápsula Orion, mais pequena do que a inicialmente prevista.


O equipamento vai ser lançado por foguetões comerciais para a Estação Espacial Internacional, onde será ancorada para servir de veículo de socorro em caso de emergência.



Fonte: IOL

Etiquetas: , ,

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Visita do Papa a Portugal

Pope's visit to Portugal
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A visita do Papa Bento XVI tem «problemas de segurança grandes», dada a dimensão popular, sendo que possíveis «actos de contestação individual» à pedofilia na Igreja são um dos maiores riscos.


O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes, referiu como «grande problema» ao trabalho das polícias as «movimentações populares e as atitudes desesperadas individuais».


Nesse sentido, considera que um dos maiores «riscos» são as que envolvem alguns membros da Igreja Católica em vários países do mundo.


O presidente do Observatório perspectiva também que outro dos «riscos» poderá relacionar-se com «algum extremismo de outras religiões, particularmente o islamista».


José Manuel Anes «não» acredita que possa ocorrer qualquer atentado de alguma organização contra Bento XVI em Portugal, acrescentando que, por exemplo, a organização separatista basca ETA «não é um risco», tendo em conta que tem uma «história de boa convivência com o clero basco».


Para o presidente do OSCOT, a visita de Bento XVI tem «problemas de segurança grandes» dada a dimensão popular e a elevada concentração de pessoas.


Cimeira da NATO mais perigosa que visita do Papa


Ainda assim, José Manuel Anes referiu que a cimeira da NATO é «mais problemática ao nível da segurança» do que a visita do papa Bento XVI.


«A cimeira da NATO, em Novembro, pode constituir mais problemas e poderá eventualmente constituir um risco maior para a segurança em Portugal», afirmou José Manuel Anes à Lusa, a propósito da visita oficial do papa Bento XVI a Portugal.


José Manuel Anes sublinhou que durante a visita de Bento XVI poderá constituir «risco a acção de um indivíduo desesperado ou de um voluntarismo individual», enquanto na cimeira da NATO já pode haver «concertação de alguma organização».


Fonte: IOL

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Israel ausente da cimeira contra o terrorismo nuclear

Israel not present at nuclear terrorism summit
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.

Israel foi o grande ausente da Cimeira contra o terrorismo nuclear

A Cimeira que debateu a segurança dos arsenais nucleares contra a ameaça do terrorismo chegou ao fim e saldou-se num sucesso. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos e anfitrião da reunião que juntou 47 chefes de Estado em Washington, não escondia o rosto de satisfação enquanto caminhava para o púlpito para fazer o discurso de encerramento, esta terça-feira. «Esta noite posso dizer que agarrámos esta oportunidade e, pelos passos que demos, enquanto nações individualmente e como comunidade internacional, o povo norte-americano e o mundo serão locais mais seguros», reproduz a Associated Press.


«Todos concordam que o terrorismo nuclear é um dos maiores perigos para a segurança internacional», um perigo para a Humanidade.

Obama vai ao ponto de explicar que uma porção de plutónio do tamanho de uma maçã nas mãos de uma organização terrorista pode matar e ferir dezenas de milhares de pessoas, num instante, em qualquer parte do mundo. As consequências do lançamento das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki vão longe, mas não estão esquecidas. Estávamos na II Guerra Mundial. Agora, as ameaças modernas são o Irão e a Al Qaeda no topo da lista.

A união faz a força e, assim, Obama considera que o sucesso da cimeira «foi possível porque os líderes vieram não só para falar, mas para agir. Não apenas para falarem de intenções, mas para dar passos importantes e concretos na implementação de regras».


A cimeira fica para a história com os entendimentos alcançados com a Rússia e a China. O presidente Obama felicitou-se pela tomada de posição do presidente russo, Dimitri Medvedev. «A Rússia anunciou que ia encerrar o reactor de produção de plutónio. Após anos de conversações, estou muito contente que os Estados Unidos e a Rússia tenham acordado eliminar 68 toneladas de plutónio que seriam suficientes para construir 17 mil armas nucleares».


Por seu lado, a China mostrou abertura para discutir «novas ideias» sobre o Irão sem, no entanto, falar na aplicação de sanções. A mesma linha seguiu o Medvedev: «Não sou a favor de sanções porque sanções significam repressão».


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também quis deixar o seu contributo e propôs um alargamento das competências do Tribunal penal Internacional às questões nucleares.


Nos antípodas, Paquistão e Israel. Se o presidente norte-americano se mostrou satisfeito com os esforços que o Paquistão está a fazer para controlo do seu arsenal nuclear, Israel nem sequer marcou presença na cimeira.


Na prática, o programa aprovado tem duas fases: uma acção que é feita por cada país a respeito do seu material e uma acção concertada a nível internacional através da Agência Internacional da Energia Atómica.


Com metas muito ambiciosas, a ver vamos o que vai ser alcançado quando o balanço for feito na Coreia do Sul, em 2012.



Fonte: IOL

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, 13 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial do Beijo

World Kiss Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.


Exercitar dezenas de músculos, libertar endorfinas, combater a depressão, diminuir o stress, queimar calorias: tudo isto resulta de um beijo apaixonado: "É o teletransporte para um paraíso", segundo especialistas.


Rute Reizinho, psicóloga com mestrado em sexologia, explicou hoje, Dia Mundial do Beijo, que os beijos apaixonados libertam endorfinas, "substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia, bem-estar".

"Estudos indicam que o beijo ajuda a combater a depressão", acrescentou, em declarações à Lusa, lembrando ainda que também baixa os níveis de cortisol, uma hormona envolvida na resposta ao stress: "Ou seja, vai fazer com que a pessoa fique menos stressada, mais calma".

A linha pode também sair beneficiada: investigações indicam que um beijo ajuda a queimar cerca de 12 calorias e ativa 29 músculos. O aumento da tensão arterial e da temperatura da pele são outras das consequências benéficas.

O urologista e mestre em sexologia Nuno Monteiro Pereira lembra ainda que beijar "faz aumentar a autoestima, já que há uma outra parte que aceita o ato".

"É de facto um fator importante para a saúde individual, pessoal, mental de cada um", resume, contrapondo que também pode ocorrer o "contrário" porque se o beijo for "repudiado pode diminuir extremamente a autoestima".

Se não houver cuidados, beijar pode porém fazer mal à saúde. "Estima-se que através da saliva, o beijo pode ser o veículo de 250 bactérias", nota Rute Reizinho. E, por isso, origem de doenças como constipação, hepatite, tuberculose, herpes labial, mononucleose infecciosa e, se houver sangue ou feridas, sífilis.

Mas os dois especialistas ouvidos pela Lusa preferem que no Dia do Beijo se lembre o melhor que ele tem.

"O beijo dá informações gustativas, olfativas, por se estar mais próximo da pessoa, táteis, pela sensação que nos deixa, visuais, quando se beija com os olhos abertos", comenta a psicóloga.

Rute Reizinho lamenta que o beijo esteja "muito esquecido e negligenciado" numa sociedade que está a dar "muito mais valor ao sexo": "O beijo dá tanto bem-estar e prazer como um bom sexo, além de que é muito mais fácil de fazer, tanto em público, como na intimidade".

Nuno Monteiro Pereira lembrou, por seu lado, "aspetos essenciais" como o lado "sensual, que tem a ver com os estímulos sensitivos, já que os lábios são um órgão particularmente sensível a estímulos".

"Há também o aspeto cultural porque o beijo está instituído como um dos mecanismos eróticos mais importantes e que faz parte dos mecanismos de transmitir uma mensagem", o que é depois incorporado no cérebro como mensagens relacionadas com "estados da paixão e do amor", segundo o especialista.

E o que é um bom beijo? "Será com a pessoa de que se gosta, que faz ir numa viagem para uma ilha deserta e que parece que todas as pessoas desaparecem. É o teletransporte para um paraíso", responde a psicóloga.

A filematologia é a ciência que estuda o beijo.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)


Fonte: SIC Notícias

Etiquetas: ,

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Interligados pelo amor

We're all connected by love
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Marilyn Schlitz inspirou Dan Brown e crê que tudo e todos estão conectados.


Inspirou Dan Brown sem saber, investiga como as intenções de alguém podem influenciar outra pessoa à distância e acredita na convergência da ciência e da metafísica. "O amor verdadeiramente não tem fronteiras", disse Marilyn Schlitz, no Porto.


A directora do Instituto de Ciências Noéticas da Califórnia (EUA) passou de cientista, apenas conhecida em meios académicos, a uma vedeta da imprensa quando, no ano passado, o famoso escritor Dan Brown afirmou ter-se inspirado no seu trabalho para escrever o livro "O Símbolo Perdido".


Ao JN, Marilyn Schlitz contou que só soube do facto depois de o livro estar publicado, pelo próprio Brown que lhe comunicou, por e-mail, que não a tinha informado antes devido a reservas editoriais. Foi a melhor publicidade que o Instituto poderia ter tido, admite Schlitz, visivelmente satisfeita pelo interesse que o trabalho da sua equipa despertou.


A investigadora esteve no Porto para apresentar os seus estudos no simpósio "Aquém e além do cérebro", que ontem terminou na Casa do Médico. Autora de inúmeros artigos científicos sobre medicina alternativa e complementar, Schlitz desenvolveu vários modelos experimentais para testar a hipótese de ser possível alguém influenciar outra pessoa que está distante e que não sabe estar a ser alvo de atenção. Através de medidas fisiológicas (como o calor e o suor da pele), mediu-se o efeito da intenção dirigida pelo "influenciador" no sujeito passivo. Os resultados demonstram que há modificações "estatisticamente significativas" - isto é, não podem ser explicadas pelo acaso - nas pessoas que foram objecto de observação.


Mais: os resultados são ainda mais expressivos quando as pessoas envolvidas têm uma ligação. Numa investigação envolvendo casais, em que uma das pessoas sofria de cancro, pediu-se ao elemento saudável que participasse num projecto de treino espiritual com a intenção de dirigir amor e compaixão ao parceiro. Em diversas ocasiões, o indivíduo saudável concentrava-se no que estava doente e tentava transmitir sentimentos benévolos. Mesmo não sabendo quando estava a ser alvo desse processo, o corpo do elemento doente registava alterações muito significativas, garante a investigadora.


Estes resultados parecem indicar, na opinião de Marilyn Schlitz, que existe uma ligação entre as pessoas, a um nível ainda não cabalmente explicado, que é tanto maior quanto os sentimentos que as unem. A convicção pessoal da investigadora é que estudos científicos como estes estão a fundamentar tradições espirituais e teorias metafísicas de que tudo e todos estão conectados.


"O que estamos a fazer é pegar nas lentes da ciência para começar a explorar a natureza da nossa experiência interior. E o que a ciência nos está a dizer é que há meios pelos quais o binómio mente-corpo de uma pessoa está ligado ao de qualquer outro", afirma.


Fonte: Jornal de Notícias

Etiquetas:

domingo, 11 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Comunicações espirituais

Spiritual Communication
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Um dos factos mais perturbadores para as pessoas mais renitentes em abrir as portas da mente a novas ideias, é o caso de médiuns em transe darem informações de pessoas já falecidas que dizem ir voltar a nascer (reencarnar) para recomeçar uma nova vida.

Se outrora a reencarnação (a acção de voltar a um corpo de carne) era uma crença, hoje em dia ela afigura-se uma realidade indesmentível, comprovada nos laboratórios de psicologia, nas pesquisas científicas efectuadas um pouco por todo o lado.

O caso de seres que informam antes de nascer, por intermédio de médiuns (pessoas com capacidade para percepcionar o mundo extra-físico, o mundo espiritual) que irão voltar com esta ou aquela característica, nesta ou naquela família, são factos que não encontram uma explicação mais lógica, racional e aceitável do que a teoria da reencarnação.

Dos muitos casos existentes no mundo iremos abordar um que foi pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), liderado pelo conhecido Engº Hernâni Guimarães Andrade, uma referência mundial no campo da pesquisa paranormal. O caso Jacira / Ronaldo vem descrito no livro «Reencarnação no Brasil», editado pela editora Pensamento, tendo sido investigado em 1973 e abrange recordações de uma garota (Jacira) desde o seu 1º ano de idade e nascida a 31 de Outubro de 1956. Curiosamente os pais de Jacira eram católicos (não acreditavam na reencarnação).

Ronaldo Barroso (irmão de Marta Munhoz – mãe de Jacira) suicidara-se com 28 anos, por envenenamento com formicida dissolvido em Guaraná. Cinco anos depois, Marta, irmã de Ronaldo começa a pensar muito no irmão falecido e a ter pesadelos com ele. Recorre a um Centro Espírita, onde Ronaldo se manifesta dizendo que vai voltar e que seria no seu lar.


Seres espirituais afirmam, através de médiuns que vão voltar à vida corporal, o que depois se confirma

«Tudo o que eu pegava para comer parecia estar contaminado pelo formicida.» dizia Marta quando estava grávida. Após o parto o gosto e o cheiro a formicida, irritação da boca e do tubo digestivo, sensação de ardor provocada pelos alimentos, vómitos fétidos, desmaios, desapareceram como que por encanto.

O guia espiritual, no Centro Espírita, informou Marta que estava grávida antes que ela soubesse disso, informando também que seria uma menina e que era Ronaldo que voltava.

Jacira nasce e em criança era “Maria rapaz”, vestia-se à rapaz e não queria adornos femininos, nunca namorara até aos 17 anos nem se preocupava com isso. Era estrábica duplamente, em pequena (defeito que se corrigiu espontaneamente); Ronaldo também sofrera de estrabismo duplo. Jacira era muito precoce. Com 11 meses diz à mãe: «Você era minha irmã. Como é que agora é minha mãe? E aquela minha outra mãe que mora em Lins? Como é que ela é minha avó agora se ela era minha mãe antes?». Dos 11 meses aos 4 anos de idade teve muitas recordações da vida anterior. Com a puberdade esqueceu tudo. Tinha aversão a líquidos vermelhos e dizia: «Põe isso para lá que eu não quero tomar este veneno». Quando D. Marta fazia groselha ela dizia: «Vocês podem morrer; eu não quero morrer». Se a obrigassem a tomar o refresco ela imediatamente vomitava-o.

Desde um ano de idade que tinha aversão à fotografia de Ronaldo, dizendo: «Tire isso para lá, leva isso para lá.» Quando via as lembranças da missa de 7º dia da morte de Ronaldo (uns papelinhos) rasgava-os dizendo: «P’ra quê!? Eu não morri! Para quê está isto aqui?»

Com ano e meio lembra-se de um episódio em que uma vaca fugira pondo as pessoas em perigo: «Mãe, a senhora lembra daquela vez que a vaca quis pegar-nos e o João correu, nos agarrou e nos jogou para dentro?»

Com 2,5 anos recordava-se do seu tio João (irmão mais velho de Ronaldo) ter caído num açude: «A senhora se lembra quando o tio João caiu dentro do açude, molhou-se todo e deu trabalho para tirá-lo?»

Entre os 3 e os 4 anos lembrou-se do seu suicídio e chorava muito: «Por quê eu fui fazer o que fiz? Eu contei à Juraci e disse que se ela falasse eu ficaria de mal com ela. Se eu tivesse conversado com o pai, não teria feito o que fiz!» Depois de D. Marta lhe perguntar o que ela tinha feito, ela respondeu: «Eu bebi daquela água vermelha!»


A Reencarnação afigura-se uma realidade indesmentível, comprovada nos laboratórios de psicologia, nas pesquisas científicas efectuadas um pouco por todo o lado

Jacira mostrava grande predilecção pelo nome Alice, que curiosamente fora o nome da noiva de Ronaldo. Entre os 3 e os 4 anos de idade Jacira chorou ao saber que a ex-noiva de Ronaldo se iria casar. Conta D. Marta: «Ela estava ouvindo a conversa. Minha mãe contou-me que a Alice ia casar-se...Ela, Jacira, estava tomando o leite e nem acabou. Deitou na cama e começou a chorar. Minha mãe perguntou por que ela estava chorando e eu disse que não sabia...Quando minha mãe foi embora perguntei porque ela estava chorando, respondendo Jacira:

- Mas ela não tinha que casar! Marta perguntou quem não tinha de casar e ela responde: A Alice; ela tinha que me esperar! Marta perguntou por que tinha de esperar por ela e ela respondeu: Ué! Nós não éramos noivos? Ela tinha que me esperar!»

Somos de opinião que há suficiente evidência de que Ronaldo renasceu como Jacira, conclui o Engº Hernâni G. Andrade.

Bibliografia:

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

Você e a Reencarnação, Hernâni Guimarães Andrade, 1ª ed., Bauru, São Paulo, CEAC- Editora, 2002, Brasil - Morte, uma Luz no Fim do Túnel, 1ª Ed.; São Paulo: FE, 1999, Brasil- Reencarnação no Brasil. 1ª Ed.; São Paulo: Casa Editora “O Clarim “, 1988, Brasil Renasceu por Amor, 2ª Ed.; São Paulo: FE, 1995, BrasilMorte, Renascimento, Evolução, 9ª Ed.; São Paulo: Editora Pensamento, 1993, BrasilA Reencarnação com base em provas, «Notícias Magazine» nº 523, de 2 de Junho de 2002, Portugalwww.adeportugal.org

– Curso Básico de Espiritismo, Ass. de Divulgadores de Espiritismo de Portugal

José Lucas



Fonte: Sapo Astral

Etiquetas: , ,

sábado, 10 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


O padre que é o 'microfone de deus' no vaticano

The priest that is «God's Microphone» at the Vatican
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Durante anos foi presença regular nos ecrãs de televisão. Há 30 anos que é pregador pessoal do Papa. O seu último sermão gerou polémica, tornando-se notícia um pouco por todo o mundo


Aos sábados, à hora do lanche, os italianos podiam recebê-lo em casa. Bastava sintonizar a televisão no canal um da RAI e lá estava ele: barba branca, óculos rectangulares e hábito castanho de monge franciscano capuchinho. Durante mais de dez anos soube tirar proveito do poder do pequeno ecrã para cativar crentes e não crentes. Na sua rubrica Razões de Esperança, do programa À Sua Imagem, explicava o Evangelho dominical. Quando a sua participação televisiva terminou, em Novembro passado, foi feita uma reporta- gem em sua honra:

"Raniero Cantalamessa, O Microfone de Deus."


Mas é pouco provável que todos estejam de acordo com esta designação. Durante o seu último sermão, o pregador apostólico do Vaticano comparou os ataques feitos à Igreja a propósito dos recentes escândalos de abusos sexuais de menores com "os aspectos mais vergonhosos do anti-semitismo". Choveram críticas. O padre pediu desculpa. O mesmo padre que em 2006 defendeu que deveria ser feito um dia de jejum e de penitência por todas as crianças que sofreram abusos perpetrados por membros de instituições da Igreja Católica.


Foi em 1555 que Paulo IV criou o ofício que este doutor em teologia e literatura clássica agora desempenha. Passaram já 30 anos desde que foi nomeado por João Paulo II e começou a preparar temas de meditação que, todas as sextas--feiras do Advento e da Quaresma, propõe perante o Papa, cardeais, bispos e superiores de ordens religiosas.


Mas, antes de se dedicar em exclusivo à Cúria Romana, este italiano de Ascoli Piceno era um académico bem-sucedido. O quotidiano de Cantalamessa girava à volta dos livros, dos alunos e da universidade. Este padre, de 75 anos, foi professor de História das Origens Cristãs na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão nos anos 60, onde, mais tarde, se tornou director do Departamento de Ciências da Religião. Já editou dezenas de livros, como Virgindade, em 1995, ou O Canto do Espírito, em 1998.


Diz que descobriu a sua vocação quando tinha apenas 13 anos, durante o seu primeiro retiro, logo depois da II Guerra Mundial. Numa entrevista concedida em 2004 e publicada no seu site, revela que os pais, "simples, mas de uma grande fé", morreram nos anos 70. Tem um sobrinho com três filhos e fala da família como algo "fundamental" na sua vida.


Este adepto do Movimento da Renovação Carismática diz, muitas vezes, que tem três amigos: o filósofo Kierkegaard, o poeta Péguy e a autora Angela de Foligno. Do outro lado da barricada estão Marx, Freud, Nietzsche ou Sartre, que costuma atacar nos seus sermões. Diz não perceber "como podem os cristãos aceitar tão prontamente este tipo de pensamento, sem saberem claramente tudo aquilo que significa". Para o padre, "a nossa época será lembrada pela excelência da tecnologia, mas não pelo pensamento ou pela arte."


Fonte: DN

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Uma em cada cinco pessoas acredita em extraterrestres

One out of five believes in extraterrestrials
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.

Há extraterrestres na Terra disfarçados de seres humanos. Esta é pelo menos a convicção de uma em cada cinco pessoas, de acordo com uma pesquisa internacional, realizada em 22 países, pela «Ipsos» para a agência Reuters.


Os mais crentes na presença de extraterrestre no nosso planeta são os chineses e os indianos. Segundo o estudo que envolveu 23 mil inquiridos, mais de 40 por cento das pessoas nestes países acredita que seres de outros planetas invadiram a Terra e disfarçaram-se de humanos.


Entre os mais cépticos estão os cidadãos de três países europeus: apenas oito por cento dos belgas, suecos e holandeses aceita a teoria de vida extraterrestre no mundo.


«Parece haver uma relação entre o número de pessoas que habitam um país e a crença de que há extraterrestres disfarçados entre nós, sendo a teoria de vida extraterrestre mais facilmente aceite nos países populosos», referiu John Wright, vice-presidente da «Ipsos», a empresa responsável pelo estudo.


Fonte: IOL

Etiquetas: , ,

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Redução de arsenal nuclear entre os EUA e a Rússia

Obama and Medvedev sign nuclear arms pact
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Barack Obama e Dmitri Medvedev oficializam esta quinta-feira o empenho dos Estados Unidos e da Rússia na substancial redução do arsenal nuclear. Os Presidentes dos dois países assinam, em Praga, República Checa, um novo acordo de desarmamento.

O bairro do palácio de Praga, onde se assinará o sucessor do tratado START, já de 1991, e sede da Presidência checa, será patrulhado por milhares de membros de forças de segurança, conta a TSF.

O objectivo deste acordo entre as duas potências, protagonistas da Guerra-Fria, é número de ogivas nucleares em 1.550 – uma redução de 74 por cento em relação ao limite do START, que expirou no final de 2009.


Fonte: Abola

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial da Saúde

World Health Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Assinala-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Saúde, sob o lema "1000 Cidades, 1000 Vidas". O objectivo é alertar para os efeitos do crescimento urbano sobre a saúde das populações. Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa revela que mais de 50% da população vive em cidades e que as consequências - já à vista em muitos países pobres – são onde as crises humanitárias e sociais recorrentes. Paula Santana, investigadora da Universidade de Coimbra, considera que o poder político tem de dar mais atenção ao planeamento das cidades, sob pena de aumentarem os problemas de insegurança e de saúde.

Saúde nas cidades é mais afectada - o alerta de Paula Santana“Se o processo demográfico da urbanização não for acompanhado do desenvolvimento de infraestruturas e de serviços adequados, ou de uma melhor redistribuição da riqueza, vamos observar problemas gravíssimos, não só ao nível da pobreza urbana – conflitos sociais e violência – mas também de fortes necessidades em saúde”, refere. Portugal pode ser um exemplo Paulo Mendo, ministro da Saúde de Cavaco Silva, não é tão crítico e acredita ser possível viver de modo saudável em aglomerados urbanos. O grande desafio é, em seu entender, estudar o urbanismo do ponto de vista de uma melhor vivência salutar. “A aldeia não é mais necessária do que a cidade e tem também problemas graves do ponto de vista da saúde”, sublinha.

É possível viver com saúde nas cidades - Paulo MendoPara que a cidade seja um local saudável para se viver é necessário “mais espaços públicos, menos poluição atmosférica, mais estudos sobre os transportes”, defende o antigo governante, acrescentando que tudo “depende da forma como as cidades são administradas”. “É perfeitamente possível termos cidades que, além de agradáveis e bonitas, sejam factor de desenvolvimento da nossa saúde”, afirma, defendendo que
Portugal pode, nesta matéria, dar um exemplo ao mundo.


Etiquetas: ,

domingo, 4 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dimensão histórica da ressurreição

Historical Dimension of the Resurrection
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Bento XVI defendeu esta Quarta-feira a verdade histórica da ressurreição de Jesus, que a Igreja Católica celebra na Páscoa. “É fundamental para a nossa fé e para o nosso testemunho cristão que se proclame a ressurreição de Jesus de Nazaré como um acontecimento real, histórico, atestado por numerosas testemunhas que se tornaram autoridade”, disse na audiência geral, perante milhares de peregrinos reunidos no Vaticano.
Num encontro em que já se ouviram cantar os “Parabéns a você” – Bento XVI completa 82 anos esta Quinta-feira, dia 16 – o Papa retomou um dos temas centrais do seu percurso teológico, que deu origem ao livro “Jesus de Nazaré”, publicado já após a eleição como sucessor de João Paulo II.
Esta manhã, Bento XVI disse que os católicos professam com convicção a fé na ressurreição, frisando que “também nos nossos tempos, não falta quem procure negar a sua historicidade, ao reduzir o relato evangélico a um mito”. O Papa diz que muitos “retomam e apresentam velhas teorias, já gastas, como novas e científicas”.
“A ressurreição não foi para Jesus um simples regresso à sua vida terrena precedente, mas foi a passagem a uma dimensão profundamente nova da vida, que também diz respeito a nós, que toca toda a família humana, a história e o universo”, prosseguiu.
Para o Papa, “a novidade surpreendente da ressurreição é tão importante que a Igreja não deixa de proclamá-la, prolongando a sua recordação, especialmente no Domingo, que é o dia do Senhor e a Páscoa semanal do povo de Deus”.
“Este evento mudou a vida das testemunhas oculares e, ao longo dos séculos, gerações inteiras de homens acolherem-no com fé e testemunharam-no até chegar mesmo ao martírio”, precisou.
Em português, Bento XVI disse que “a ressurreição de Cristo é a nossa esperança! Este pregão pascal ressoa por toda a terra: ressoa no coração dos brasileiros e dos portugueses de Lamego e da diocese de Coimbra. Com alegria, saúdo a comunidade do seu Seminário Maior que, há 250 anos, facilita esta passagem do testemunho da ressurreição, com a formação de novos arautos e servidores”.
Jesus, fé e História
Já na sua mensagem «Urbi et Orbi», no Domingo de Páscoa, o Papa afirmara que a fé na ressurreição “não se funda sobre “simples raciocínios humanos”, mas sobre “um dado histórico de fé”.
Esta é uma ideia que Joseph Ratiznger desenvolve longamente na primeira parte do seu livro “Jesus de Nazaré” (2007), no qual, segundo o próprio, “quis fazer a tentativa de apresentar o Jesus dos Evangelhos como o Jesus real, como o Jesus histórico em sentido verdadeiro e próprio”.
Ao longo das últimas décadas, várias correntes exegéticas acentuam a ruptura entre o “Jesus histórico” e o “Jesus da fé”. “Como resultado comum de todas estas tentativas ficou a impressão de que, em todo o caso, de seguro sabemos muito pouco sobre Jesus e de que a sua imagem só posteriormente foi plasmada pela fé na sua divindade. Entretanto, esta impressão penetrou profundamente na consciência comum do cristianismo. Uma tal situação é dramática para a fé, porque torna incerto o seu verdadeiro ponto de referência: a amizade íntima com Jesus, da qual tudo depende, corre o perigo de cair no vazio”, escreve o Papa.
O interesse pela história real de Jesus de Nazaré impulsionou, nos últimos séculos, quase todos os especialistas, crentes e não crentes a entrar, com diferentes perspectivas e instrumentos, nos difíceis campos da história de Jesus que, de maneira tão singular, marcou a nossa época.
Bento XVI cita autores da sua juventude, os quais publicaram textos em que a imagem de Jesus "é delineada a partir dos Evangelhos: como Ele viveu na Terra e como, apesar de ser inteiramente homem, trouxe ao mesmo tempo Deus aos homens, com o qual, enquanto Filho, era só uma coisa".
"Assim - explica o Papa - através do homem Jesus, torna-se visível Deus e, a partir de Deus, pode ver-se a imagem do homem justo".
Os textos que possuímos sobre Jesus não pretendem fazer um relato jornalístico ou biográfico, como hoje se desejaria, mas testemunhar a mensagem vivida pelas primeiras comunidades cristãs. Esses textos são textos históricos relativos a essas comunidades e à pessoa de Jesus que neles aparece como alguém que não cabe nos limites humanos.
O "Jesus histórico" é uma expressão que tem dominado a pesquisa sobre a sua figura, nas últimas décadas, como se fosse uma entidade diferente do que se convencionou designar "Cristo da fé". Nos nossos dias, a figura de Jesus emerge em itinerários contrastantes, entre a releitura devocional e a demanda da "verdadeira história".
Curandeiro, sábio, profeta, contador de histórias, rabino galileu, militante social, judeu marginal, camponês mediterrânico ou filósofo itinerante são várias das hipóteses de leitura que se lançam sobre Jesus, completando-se ou mesmo contradizendo-se e excluindo-se. A vaga de estudos sobre o chamado "Jesus histórico", que tende a recusar imagens criadas pelas confissões cristãs, serviu para que, 200 anos após o seu início, a diversidade de opiniões e posições ainda seja maior.
Apesar destes riscos, os contributos de áreas tão diversas como a linguística, a arqueologia e outras ciências sociais e histórica facilitam, hoje em dia, o acesso aos textos do Evangelho e à cultura judaica em que Jesus se inscreveu.
Neste contexto, Bento XVI quer apresentar uma interpretação a partir dos Evangelhos, com a consciência de que "esta figura é muito mais lógica e mais compreensível, do ponto de vista histórico, do que as reconstruções com as quais nos confrontámos ao longo das últimas décadas".



Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , ,

sábado, 3 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Páscoa virada para o escândalo

Easter amid scandal
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que se vive actualmente um momento em que “os pecados da Igreja, mesmo os pecados dos sacerdotes, indignam o mundo" e "ofuscam a imagem do Reino de Deus”.


“Com amor e humildade peçamos, por intercessão de Maria: Senhor, perdoai os pecados da vossa Igreja”, apelou.


Na homilia da celebração de Sexta-feira Santa, na Sé de Lisboa, D. José Policarpo assinalou que “os pecados da Igreja ferem, de modo particular, o coração inocente de Cristo e de sua Mãe, a Imaculada”.


“Compensemos com amor renovado a tristeza provocada pelos pecados da Igreja, e recorramos humildemente à Cruz como «trono da graça», amor que nos redime”, pediu.


Para o Cardeal-Patriarca, “uma das características preocupantes do nosso tempo é o facto de se perder a consciência do pecado”.


“A humanidade vai perdendo a noção do que Cristo a libertou”, acrescentou.


D. José Policarpo falou também da importância de se compreender correctamente o sofrimento, “com sentido redentor”.


“O sofrimento é uma realidade dramática na humanidade de todos os tempos. O nosso pecado impede-nos de o abraçar e de o oferecer com amor”, lamentou.


Em conclusão, o Cardeal-Patriarca assinalou a “força de transformação do mundo” que é desperdiçada “porque os homens perderam a inocência do coração”.


Já o Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro falou nas “sombras” que existem na Igreja e apelou à “alegria e coerência” por parte dos membros da Igreja, em tempos difíceis.


“Sem olharem a meios e a proporções e sem terem em vista objectivos de verdade ou de justiça, muitos pedem e exigem tudo o que contribua para criar escândalos e vergonha, procurando, como aconteceu aquando da condenação injusta de Jesus, lavar situações e erros igualmente graves, injustos e aberrantes”, atirou.


Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Sexta-feira Santa

The Crucifixion
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Milhares de sacerdotes, fiéis e peregrinos participam todos os anos nas celebrações de Sexta-feira Santa, na Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, localizada no local em que a tradição afirma que Jesus foi crucificado e sepultado.


Os peregrinos se ajoelharam para beijar a pedra que marca o local em que o corpo de Jesus foi colocado após a crucificação.


A procissão da Via-Sacra, seguindo os passos que Cristo fez nas ruas da Jerusalém antiga, marca o fim do dia.


Santo sepulcro


Na liturgia judaica, a Páscoa era essencialmente um memorial. O recordar da libertação da escravidão do Egipto (Ex. 12, 14). Tem como data o novilúnio da Primavera, ou seja o 14 de Nisan, e prolonga-se por toda a semana. Talvez originada de duas festas antiquíssimas: uma de origem rural, com a oferta dos primeiros frutos da terra (o pão ázimo); outra de origem nómada, em que se sacrificava o cordeiro, como primícias dos rebanhos. Na Páscoa, o povo Judeu celebrava, de modo exultante, a libertação do Egipto, fazendo do Êxodo uma nova criação de Deus, e por isso conferindo à festa um carácter messiânico. Recordando o Êxodo numa perspectiva messiânica, a Páscoa como que interpela o povo para a libertação escatológica, a qual acontecerá no reino de Deus.


Podemos dizer que toda a simbologia da liturgia pascal que se celebrava no Templo encontrará a sua plena realização na nova Páscoa, a Páscoa de Jesus Cristo, tal como no-la apresenta a carta aos Hebreus e muitos dos padres da Igreja. A própria vida de Jesus, especialmente a sua paixão e morte, pode ser interpretada à luz duma grelha de leitura que tem, como núcleo constituinte, a liturgia pascal judaica.


O Santo Sepulcro é, para os cristãos, o lugar mais sagrado de Jerusalém, aquele que concentra as emoções mais secretas do peregrino. Na época de Jesus, este local deveria estar além muralhas da cidade, e num sítio mais alto, porque todos deveriam ver os condenados a penas capitais. Chamava-se Gólgota, deriva do aramaico gulgoleth, que significa lugar do crânio, um pouco pela forma arredondada que é semelhante a um crânio e um pouco pela lenda que afirma: "Adão foi ali sepultado".


A 15 de Julho de 1099, os cruzados conquistaram a cidade de Jerusalém e acharam a igreja, que tinha sido reconstruída pelo imperador Constantino Monomaco, bela, mas não suficientemente grandiosa para este acontecimento central do cristianismo. Os cruzados empenharam-se e realizaram obras de melhoramento e embelezamento e a nova igreja foi sagrada em 1149.


Durante séculos a igreja sofreu poucas modificações até ao célebre incêndio de 1808. Nesta triste ocasião, o mundo ocidental estava mais preocupado com as batalhas napoleónicas e não prestou atenção aos pedidos de ajuda para a sua reconstrução.


Os monges gregos, rivais antigos dos latinos, aproveitaram-se da ocasião e obtiveram autorização para restaurar a igreja, ficando como árbitros da situação. Infelizmente não se tratou de um restauro, mas um apagar de tudo o que fizesse lembrar o mundo latino. Actualmente o Santo Sepulcro é subdividido entre seis comunidades religiosas: católica, greco-ortodoxa, arménia, copta, síria e abissina.


No topo do Gólgota, ao qual se pode subir por meio duma escada, existem hoje duas capelas: uma católica e outra greco-ortodoxa. Na católica situam-se duas estações da Via-Sacra: "Jesus desnudado e Jesus crucificado". Na capela greco-ortodoxa está a estação: "Jesus morto na cruz".


Na parte inferior do altar emerge o cume duma rocha: um sinal de prata indica o lugar onde, provavelmente, foi pregada a cruz. Entre as duas capelas encontramos o Stabat Mater em lembrança da agonia de Maria pela morte do seu filho.


Uma pedra de calcário, com tons rosados, representa para os latinos, o lugar onde, sobre o corpo de Jesus, depois de retirado da cruz, foi espalhada "uma composição de mirra e aloés".


Uma construção no centro do Anástasis. Através do coro latino, chega-se à edícula, formada por dois ambientes: a capela do anjo e a câmara mortuária, uma pequeníssima câmara "ad arcololium", que é também a última estação da via dolorosa. Uma laje de mármore branco com quase dois metros de comprimento fecha a rocha originária daquele túmulo. Sobre este estão penduradas 43 lâmpadas de prata: os gregos, latinos e arménios possuem treze cada e os coptas têm quatro.


A Capela de Santa Helena, pertença da comunidade arménia, foi dedicada à mãe de Constantino a qual, através da força da fé, descobriu aqui o túmulo e a cruz de Cristo.


O Túmulo de José de Arimateia é o único lugar do santo Sepulcro que pertence à comunidade abissínia.


A igreja de S. Marcos, que faz parte do convento dos jacobitas, é da comunidade sírio-ortodoxa.


Já a igreja de S. Tiago, o Maior, é pertença da Igreja arménia-ortodoxa. O interior, ricamente adornado, conserva pedras relacionadas com os lugares bíblicos: Sinai, Tabor e Jordão.


A última ceia


A sudoeste da cidade velha, o Monte Sião concentra um dos monumentos mais importantes da fé cristã: desde os tempos mais antigos, dizem que aqui se realizou a Última Ceia, durante a qual foi instituída a Eucaristia.


No século XV, os maometanos conquistaram o Monte Sião e alteraram a Igreja, tornando-a uma mesquita. Durante muitos anos foi proibida a entrada neste lugar aos cristãos e aos hebreus.


Segundo diz a tradição bíblica, nesta sala, situada perto da Igreja da Dormição, durante a Ceia Pascal, Jesus Cristo, instituiu a Eucaristia na presença dos apóstolos quando tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos Seus discípulos, dizendo: "Tomai e comei: Isto é o meu corpo. Tomou, em seguida, um cálice, deu graças e entregou-lho dizendo: Bebei dele todos. Porque este é o meu sangue, sangue da nova aliança, que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados" (Mt. 26, 28; Mc. 14, 22-24). No entanto, simultaneamente, Jesus Cristo instituiu também o Sacerdócio, pelo que o Evangelista S. Lucas, no passo paralelo referente à Eucaristia, ainda acrescentou: "Fazei isto em minha memória" (Lc. 22, 19).


Pouco tempo depois, "quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram, então, aparecer umas línguas à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios de Espírito Santo" (Act. 2, 1-4).


Devido a todos estes acontecimentos o local passou a ser venerado e julga-se que no segundo século da era cristã, existia ali uma capela que foi depois substituída por um novo templo, desaparecido mais tarde com a invasão dos persas em 614.


Actualmente, na parte inferior do edifício venera-se o túmulo do Rei David e na parte superior, primeiro andar, está a Sala do Cenáculo.


Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , ,


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer